Vítimas e testemunhas foram conduzidas pela Polícia Militar à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em Cubatão (SP).
Um homem não identificado importunou sexualmente passageiras dentro de um ônibus intermunicipal em Cubatão (SP). Ele estava com o pênis à mostra, se masturbando, mas escapou forçando a porta e pulando do veículo em movimento após uma passageira reagir ao ato. Imagens obtidas nesta quinta-feira (15), mostram ele fugindo do local.
A importunação sexual ocorreu na linha 906 da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). A reportagem conversou com vítimas e testemunhas do crime (veja abaixo). O criminoso usava uma camiseta cinza e um boné preto. Segundo o motorista, que ficou revoltado com a situação e não quis ser identificado, ele entrou no coletivo na Avenida 9 de Abril, no Centro.
“Isso é o que mais acontece hoje e não vemos providências das autoridades. Ele estava no fundo do ônibus e não consegui parar de imediato”, contou o condutor.
Uma das testemunhas informou que, ao entrar no ônibus, o criminoso foi até o último banco e sentou-se na ponta direita. Em seguida, uma jovem de 18 anos, que não quis se identificar, se acomodou do lado dele, mas levantou ao perceber o comportamento estranho.
“Notei que ele estava fazendo movimentos [de masturbação], mas não olhei. Eu só levantei e fui para outro assento”, contou a jovem que estava a caminho da escola.
Uma mulher de 30 anos sentou ao lado do homem e também notou que ele estava se masturbando, mas com o pênis para fora da calça. Ao perceber o ato obsceno, ela gritou e começou a dar golpes com um guarda-chuva no homem, que se levantou e foi em direção à porta que fica no meio do ônibus. Ao verem a situação, outros passageiros também levantaram-se para tentar impedir a fuga.
Segundo apurado pela reportagem, o homem forçou a porta e conseguiu escapar próximo ao viaduto que liga o bairro Vila São José ao Jardim Casqueiro. Embora ele tenha deixado a mochila no veículo, nenhum documento pessoal foi encontrado.
O motorista do veículo parou na Avenida Joaquim Jorge Peralta, momento em que os passageiros acalmaram as vítimas e acionaram a Polícia Militar, que as conduziu juntamente com as testemunhas à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Cubatão.
Uma estudante de nutrição de 22 anos, que não quis se identificar, afirmou que presenciou a movimentação das vítimas, que ficaram muito abaladas, chorando e tremendo de nervosismo aguardando a chegada da polícia.
Ela disse, ainda, que nunca tinha passado por esse tipo de situação. “Foi a primeira vez e gostaria de dizer que será a última, mas acho difícil”.
A Polícia Militar informou à reportagem que foi acionada para uma ocorrência de desvio de conduta e que, ao término do atendimento, o caso ficou registrado como ato obsceno.
EMTU
Em nota, a EMTU informou que, segundo informações da BR Mobilidade, que opera a linha 906, um ônibus trafegava pela Avenida Joaquim Jorge Peralta, em Cubatão, quando o motorista foi avisado por passageiros que estavam no coletivo que havia um homem se masturbando.
De acordo com a empresa, o indivíduo fugiu com o ônibus em movimento. A Polícia Militar foi acionada e o Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher. A EMTU lamentou o ocorrido e acompanha a apuração do caso junto às autoridades policiais.
Procurada, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) não se posicionou até a última atualização.