Criminoso é apontado como o segundo envolvido no assassinato do sargento da reserva Gerson Antunes Lima, de 55 anos. Jovem foi morto ao trocar tiros com policiais do Comando de Operações Especiais.
Giovanni Noha da Silva Rodrigues, de 20 anos, apontado como o segundo envolvido no assassinato do sargento aposentado da PM Gerson Antunes, ocorrido no último dia 8 de setembro, foi morto em São Vicente, no litoral de São Paulo. Ele foi baleado após atirar contra policiais do Comando de Operações Especiais (COE) durante uma tentativa de abordagem.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o caso ocorreu na noite desta terça-feira (23), por volta das 21h36, durante patrulhamento na Vila Nossa Senhora de Fátima. Ao trafegar pelo local, os policiais viram um homem saindo do portão de uma residência. Porém, ao visualizar as viaturas, ele correu para o fundo da casa, deixando o portão aberto.
Os policiais deram uma ordem de parada, que foi ignorada pelo jovem. Por conta disso, a equipe entrou no imóvel e iniciou uma varredura pelo local. Ao se aproximar de um dos cômodos, os policiais militares foram recebidos a tiros pelo suspeito e revidaram a agressão.
O jovem foi baleado e socorrido ao hospital municipal, onde foi constatada a morte dele. No local, foram apreendidos um revólver, utilizado pelo criminoso e uma motocicleta furtada.
O local foi periciado e as armas dos policiais militares encaminhadas à perícia. O caso foi registrado como homicídio tentado, morte decorrente de intervenção policial e legítima defesa na Delegacia de Polícia de São Vicente.
Giovanni Noha da Silva Rodrigues, de 20 anos, é apontado por envolvimento no assassinato do sargento — Foto: Reprodução/Polícia Militar
Caso
No dia 8 de setembro, Gerson foi surpreendido por quatro criminosos enquanto estava varrendo a rua da própria casa no bairro Cidade Náutica. As câmeras de monitoramento flagraram a ação.
No primeiro momento, dois homens chegam em uma moto, um deles salta do veículo e, imediatamente, aponta a arma e começa a disparar contra a vítima, que não consegue se defender.
Após ser atingido pelo primeiro disparo, o policial se agacha e cai na calçada. O criminoso se aproxima e continua atirando na direção dele. Para tentar se proteger, a vítima tenta se esconder atrás de um poste, mas não consegue. Ela acaba sendo baleada por, pelo menos, mais três disparos.
Neste momento, outra moto com mais dois criminosos chega na cena do crime. Um deles chega perto do policial, que já está baleado no chão. Ele confere se o homem está mesmo ferido antes dos quatro criminosos fugirem nas motos.
De acordo com a corporação, Gerson Antunes Lima chegou a ser socorrido no pronto-socorro do Hospital do Vicentino, no bairro Vila São Jorge, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do suspeito em São Vicente (SP) — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Suspeitos
No último dia 27 de setembro, a Polícia Civil realizou uma megaoperação com objetivo de prender os envolvidos no crime. Na mesma data, a corporação cumpriu um mandado de prisão contra um jovem de 18 anos, suspeito de atirar e matar o policial. Dois outros suspeitos ainda não foram presos.
A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Praia Grande foi a responsável pela operação realizada com apoio de 11 equipes, sendo do Grupo de Operações Especiais (GOE) e das delegacias de investigações sobre entorpecentes e homicídios.