Imagens de como ficou a capela Santa Edwiges, que fica no bairro Josedy, em Peruíbe. Ninguém ficou ferido.
Uma igreja ficou totalmente destruída após a passagem de uma tempestade com chuva de granizo em Peruíbe, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (26). As imagens de como ficou a capela Santa Edwiges, localizada no bairro Josedy. Nelas, é possível ver o que a estrutura completamente destalhada, mas a santa intacta no altar.
Segundo Viviane Taconi Pereira, membro da comunidade, a capela estava sendo construída há cerca de quinze anos. “Perdemos os vaso de decoração do altar, alguns bancos com avarias e toda a estrutura de base do telhado”, explicou.
Ainda segundo a mulher, a imagem da Santa Edwiges não foi atingida pela tempestade. “Eu considero um milagre, porque a imagem da nossa Santa estava no alto do altar no momento do temporal. E, ela permaneceu perfeita”, disse. Ainda segundo ela, a imagem não foi danificada, junto com o sacrário [cofre onde fica a Eucaristia].
Viviane esclareceu que a comunidade vai se reunir para definir o como farão para arrumar os estragos.
“Vamos ter que refazer tudo, recuperar o que foi perdido. Vamos contar com a ajuda de todos aqui e ver o que vamos fazer. Vamos levantar nosso espaço de oração”.
Igrejas fica totalmente destruída por tempestade de granizo no litoral de SP — Foto: Viviane Pereira
Em Peruíbe, além da igreja, o bairro Vila Ermínia ficou sem luz após a queda de um poste, em frente a Escola Estadual Luiz Abel, na Avenida Total com a Avenida Quatro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social da cidade, as escolas do bairro também foram atingidas. A administração está visitando as unidades municipais Professora Amália Berta Streit Sanchez, Professora Adriana Aparecida Almeida dos Santos e Professora Liliam Neri de Souza. Em algumas escolas, foi necessária a suspensão das aulas desta quinta-feira (26).
Em Peruíbe, teve queda de um muro de uma casa e um poste caiu na via
Estragos na região
Uma tempestade com chuva de granizo provocou estragos em cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (26). Além de quedas de árvores, muros e casas foram destruídas e alguns bairros ficaram sem luz. Uma pessoa ficou ferida em Mongaguá. A Defesa Civil Estadual havia emitido um alerta de atenção com chuvas e ventos fortes. Não há o registro de feridos.
Uma das cidades mais atingidas foi Itanhaém. O morador Milton Pereira da Silva, contou que, por volta das 2h, começou o temporal. “Os moradores da Rua Venerável Paulo Roberto Lopes perderam tudo. O telhado das casas saiu voando, um muro caiu e uma árvore caiu no quintal de uma residência”, contou.
Em Mongaguá, foram registradas aproximadamente 70 quedas de árvores, sendo 6 sobre residências onde 1 pessoa ficou ferida.
As cidades de Santos, Cubatão, São Vicente e Bertioga também registraram ocorrências.
Temporal atinge cidades da Baixada Santista, no litoral paulista