Imagens da sério de roubos na orla de São Vicente (SP) no último final de semana fizeram o estado implementar a Operação Impacto na região. As bikes apreendidas estavam em desacordo com a lei municipal.
A cavalaria da PM apreendeu 100 bicicletas em uma praia de São Vicente, no litoral de São Paulo. Conforme apurado nesta quinta-feira (16), os veículos estavam em desacordo com a lei municipal que proíbe a circulação nas praias. Dias antes da apreensão, um arrastão apavorou banhistas na região.
As bicicletas foram apreendidas na Praia do Itararé somente neste feriado da Proclamação da República. Imagens registradas obtidas mostram a movimentação de banhistas em meio à atuação da PM na faixa de areia.
Em nota, a PM informou que o trabalho ocorreu durante a Operação Impacto. O reforço de patrulhamento policial foi anunciado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) após o prefeito de São Vicente pedir melhorias na segurança pública da cidade. No entanto, o governo estadual garantiu que a operação já era prevista na Baixada Santista.
Bicicletas foram apreendidas na Praia do Itararé — Foto: Reprodução
Segundo a Administração Municipal, a Guarda Civil Municipal (GCM) atuou em conjunto com as forças de segurança da PM, como Cavalaria e Choque, para patrulhamento por toda a extensão de praia da cidade. As equipes foram divididas por regiões e nenhuma ocorrência foi registrada na quarta-feira (15).
Dezenas de bicicletas foram apreendidas em São Vicente — Foto: Reprodução
Arrastão
Imagens obtidas mostram o arrastão que aterrorizou banhistas e comerciantes na praia do Itararé. No vídeo também é possível ver as bombas de gás lacrimogênio, que foram disparadas pela Polícia Militar (PM), e causaram desespero das pessoas em buscar de um abrigo.
A série de crimes começou por volta das 17h deste domingo (12), com diversos criminosos abordando as vítimas, que curtiam o dia de sol e calor nas praias da cidade. Sob ameaças, eles roubaram celulares, bolsas, joias, entre outros bens.
No momento da confusão acontecia a 14º Parada do Orgulho LGBT, na Praia do Itararé, onde também foram registrados furtos e roubos.
Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), informou que “um princípio de tumulto” na faixa de areia da Praia do Itararé “teve rápida intervenção da Polícia Militar, com auxílio das viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM)”.