Cadela e sete filhotes ficam presos por seis dias em buraco que ela cavou para dar à luz

Animais não conseguiam sair do local em Itanhaém (SP). De acordo com a prefeitura, eles corriam risco de morte.

Uma cadela ficou presa em um buraco que ela mesma cavou para dar à luz sete filhotes em Itanhaém, no litoral de São Paulo. As imagens, obtidas nesta segunda-feira (26), mostram o resgate dos animais, que passaram seis dias sem conseguir sair do local. Eles não ficaram feridos.

O protetor de animais, Anselmo Beato, explicou que uma pessoa — não identificada — acionou a Associação Itanhaense de Proteção aos Animais (Aipa), na qual ele é vice-presidente. Segundo o relato, uma cadela em situação de rua estava em trabalho de parto na calçada da Praia do Centro.

A cena atraiu uma multidão ao redor do animal que, para se proteger, enfiou-se em um área de mata e cavou um buraco para dar à luz. “Era uma condição muito precária, o animal totalmente magro. Você via que ele não vinha comendo, mas estava tendo seus filhotes”, afirmou Anselmo.

Cadela ficou presa no buraco que cavou para proteger os filhotes em Itanhaém (SP) — Foto: Divulgação/Aipa

Cadela ficou presa no buraco que cavou para proteger os filhotes em Itanhaém (SP) — Foto: Divulgação/Aipa

De acordo com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, da prefeitura, o buraco colocava a cadela e os filhotes em ainda mais risco de morte por outros fatores. Entre eles, picadas de animais peçonhentos e silvestres, pessoas má intencionadas, afogamento devido à chuva forte e maré alta.

Apesar de ser à beira-mar, o local era de difícil acesso. O buraco estava coberto por vegetação e a cadela estava agressiva com o intuito de proteger os filhotes — um comportamento normal das fêmeas após darem à luz.

Filhotes foram resgatados após seis dias presos com cadela em Itanhaém (SP) — Foto: Divulgação/Aipa

Filhotes foram resgatados após seis dias presos com cadela em Itanhaém (SP) — Foto: Divulgação/Aipa

A associação e a prefeitura monitoraram os animais e levaram água e ração em uma ‘casinha’ de cachorro durante os seis dias em que ficaram presos. Para o resgate, na última sexta-feira (23), o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para tirar a cadela e os filhotes com segurança.

A cadela e os sete filhotes estão abrigados na casa de Anselmo até que estejam prontos para a adoção. “A cadela está sendo alimentada corretamente, com água limpa, lugar coberto e fresco para ter os filhotes”, finalizou ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui