Medida atinge todas as escolas da rede municipal. As aulas, suspensas por uma semana, serão repostas nos meses de julho, outubro e dezembro, de acordo com a prefeitura. A empresa Mova Empreendimentos, conforme apurado pelo g1, é citada na investigação da Operação Munditia.
A Prefeitura de Cubatão (SP) suspendeu as aulas em toda a rede municipal de ensino entre quinta-feira (2) e 10 de maio. A decisão ocorre após a rescisão do contrato com a Mova Empreendimentos, empresa terceirizada de limpeza e apoio às escolas. Ela é citada na investigação da Operação Munditia.
A Operação Munditia investiga um grupo criminoso envolvido em fraudes em licitações no Estado de São Paulo. Quando foi deflagrada, em 16 de abril, o vereador de Cubatão e ex-presidente da Câmara, Ricardo Queixão (PSD), e a servidora pública da prefeitura, Fabiana de Abreu Silva, foram presos.
De forma paralela às investigações, a empresa vinha sendo alvo de denúncias de servidores públicos por atrasar salários e benefícios.
Em vídeo obtido, a secretária municipal de Educação, Lidiane Goulart, disse que a prefeitura dispõe de todos os recursos para pagar os trabalhadores da limpeza e profissionais de apoio.
Agora, de acordo com ela, a administração municipal está em contato com a segunda colocada na licitação para substituir a Mova Empreendimentos.
“Nós estamos rescindindo esses contratos porque, nos últimos dias, apresentaram-se alguns defeitos e os responsáveis pelas empresas desapareceram. Eles mantiveram diálogo até meados de abril e desapareceram”, disse ela.
Reposição e merenda
Calendário das aulas na rede municipal de ensino de Cubatão (SP) — Foto: Reprodução
Segundo ofício da Secretaria da Educação (Seduc) de Cubatão, a pasta vai repor as aulas futuramente, nos meses de julho, outubro e dezembro. Com a decisão de adiantar o recesso escolar, os estudantes terão as férias do meio do ano apenas entre os dias 15 e 19.
As novas datas das aulas serão nos dias em que estavam previstos recessos e sábados letivos. Confira o esquema:
▶️ 2 de maio: a aula será reposta em 10 de julho
▶️ 3 de maio: transferidas para 11 de julho
▶️ 6 de maio: em 12 de julho
▶️ 7 de maio: reposição em 22 de julho
▶️ 8 de maio: em 5 de outubro
▶️ 9 de maio: aula transferida para 7 de dezembro
▶️ 10 de maio: aula reposta em 9 de dezembro.
De acordo com a Seduc, a merenda será mantida e entregue em marmitas na unidade onde cada aluno está matriculado.
Veja as exceções:
- Alunos residentes nos Bolsões (Bolsão 7, Bolsão 8 e Bolsão 9): retirada nas UMEs Luiza Cortêz e Estado da Bahia;
- Alunos residentes na Vila Esperança (Sítio Novo, Ilha Bela e Morro do Índio): retirada nas UMEs Elza e Estado de Santa Catarina;
- Alunos residentes nas Cotas: retirada na UME Estado do Acre;
- O horário de retirada dos itens será das 11h às 13h conforme orientação acima;
- Alunos da EJA: retirada na unidade de ensino em que estão matriculados, entre 18h30 e 19h30.
Sem aviso
Uma mãe de duas crianças disse temer que o recesso prejudique o aprendizado dos filhos. Ela tem um menino de sete anos e uma menina de dois em escolas municipais.
Evelin Ometto, de 39 anos, disse que consegue trabalhar em casa durante a semana. Apesar disso, pensa em todas as mães que precisam se ausentar diariamente. “Como fazem assim, do nada. E se não tiverem com quem deixar? Meu principal [receio] é o ensino, essa é minha preocupação”, disse.
Natália Fonseca, mãe de alunos de 13 e seis anos, também não concorda com a decisão. “Foi uma quebra total do ritmo dos alunos. Meu filho estava em semana de provas e entrega de trabalhos. Não fomos avisados, não fazíamos ideia de absolutamente nada”, disse a dona de casa, de 39 anos.
Segundo Natália, os alunos receberam um recado na última terça-feira (30) de que não haveria aula no dia 2 devido a uma greve dos funcionários da limpeza. “Mais tarde recebi mensagens de outras mães sobre a interrupção das aulas. Nem sequer os professores estavam orientados, pois os alunos não trouxeram recado algum sobre o assunto”.
Como ficam os professores?
Ainda segundo a Seduc, os professores cumprirão o recesso escolar entre 2 e 10 de maio sem prejuízo financeiro. Os gestores, a equipe de suporte pedagógico e os demais agentes da educação (inspetores, pajens e secretários de escola) deverão comparecer à unidade normalmente para manter o atendimento ao público e demais atividades.
Sindicato convoca ato
Na última terça-feira, o Sindicato de Professores Municipais de Cubatão convocou um ato às 10h do dia 2 para os professores e gestores das terceirizadas da Educação. A concentração será no Sindilimpeza, na Avenida Dr. Fernando Costa, no bairro Vila Couto.
“O SindPMC convoca professores (as) e gestores (as) para comparecerem e somarem forças contra o desgoverno inimigo da Educação de Cubatão”, escreveu.
Segundo o sindicato, as funcionárias da limpeza e de apoio às crianças com deficiência estão sem receber os direitos trabalhistas. As professoras de creche também marcaram uma mobilização para o dia 14 de maio.