Gabriela Ono começou a criar seus próprios filmes em Santos, no litoral de São Paulo. Após realizar o sonho de trabalhar nos Estados Unidos, ela teve o trabalho indicado a um dos prêmios de maior prestígio do entretenimento norte-americano.
Uma cineasta brasileira, de 28 anos, tem se destacado em Hollywood, nos Estados Unidos. Gabriela Ono teve o documentário ‘My Transparent Life’ indicado ao Emmy 2023, considerado um dos quatro maiores prêmios do entretenimento norte-americano, com Oscar, Grammy e Tonny.
O trabalho vai concorrer na categoria de Melhor Especial de Documentário ou Não-Ficção. Para a jovem, trata-se de um momento de satisfação e orgulho. “Estou feliz e cada vez mais certa da minha escolha profissional”.
Ela contou em entrevista que sempre foi apaixonada pela arte de contar histórias e começou a criar os próprios filmes aos 11 anos, em Santos, no litoral de São Paulo, onde morava com a família.
“Sempre gostei da magia da criação. Comecei ainda pequena a editar e montar as minhas histórias. Com isso, percebi que o cinema poderia ser uma profissão”, explicou.
Ainda no Ensino Médio, a jovem contou ter aprimorado os conhecimentos e começou a fazer trabalhos escolares com captação de imagens e vídeos. “Eu pensava em estudar nos Estados Unidos, lá é o topo do cinema, mas ainda não encontrava o caminho para conseguir. Eu fazia cursos básicos e nunca atingia a pontuação necessária para ser chamada”, contou.
A cineasta persistiu no sonho e em 2015 prestou vestibular em uma faculdade da capital paulista. Durante esse período, o curso fez uma parceria com a escola norte-americana New York Film Academy, que ofereceu descontos aos estudantes. “Não pensei duas vezes, fiz minha mala e fique 30 dias nos Estados Unidos”.
Após a experiência nos estúdios da Universal, a jovem diz ter tido a certeza de querer morar e trabalhar em Hollywood, nos EUA. “Foi incrível a experiência. Eu tinha certeza que lá seria o meu lugar. Voltei para o Brasil, terminei a faculdade e fui embora”, contou ela.
Bilhete para Hollywood
Em 2017, Gabriela cursou mestrado em produção de televisão e desenvolveu o curta-metragem ‘Once Upon a Costume’, que foi indicado a um importante prêmio, o BAFTA Student Film.
Em destaque no mercado, ela conseguiu uma vaga para trabalhar em uma produtora de vídeo em Hollywood. “Esse prêmio é vitrine para quem está crescendo no cinema. Não fui selecionada entre os melhores, mas representei a escola em uma importante premiação”. explicou.
“My Transparent Life” no Emmy
Em 2022, Gabriela Ono lançou o documentário “My Transparent Life”, que foi indicado em julho deste ano para o Emmy. Ela contou que o trabalho conta a história de duas pessoas transgêneros, em Los Angeles, no começo das transições.
O espectador vai poder acompanhar os altos e baixos das personagens com famíliares e amigos. Além dos desafios com saúde mental e física.
Novos sonhos
A cineasta contou que ainda tem um outro sonho. Após conseguir o espaço dela dentro do cinema, ela pretende levar a cultura brasileira para o mundo. “Eu quero trazer assunto e a paisagem do Brasil para os Estados Unidos e mostrar a nossa variedade para outros países, através dos filmes “.
Segundo ela, os americanos ainda enxergam o Brasil como pessoas que só falam o idioma espanhol. “Quero dar espaço para as diferentes personalidades e variedade de culturas que a gente carrega. Nós temos muita história boa e trazer elas pra cá será maravilhoso”, explicou.