Pórticos com câmeras e sensores serão instalados pela empresa vencedora do leilão do ‘Lote Litoral Paulista’. Nele, o Governo de SP concede à iniciativa privada 213,5 quilômetros nas rodovias Padre Manoel da Nóbrega, Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga.
As rodovias que fazem parte do ‘Lote Litoral Paulista’ que serão concedidas pelo Governo de São Paulo à iniciativa privada, e ligam o Alto Tietê ao litoral de São Paulo, vão contar com o sistema Free Flow. A tecnologia faz a leitura da placa ou de um chip instalado no veículo que permite gerar a cobrança ou o pagamento automático das tarifas de pedágio. (entenda mais abaixo)
O leilão para conhecer a empresa que vai administrar 213,5 quilômetros das rodovias Padre Manoel da Nóbrega, Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga está agendado para a próxima terça-feira (16). A fiscalização contratual será de responsabilidade da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Dos 15 pórticos, que substituem os tradicionais pedágios, 10 ficam na Baixada Santista. As estruturas equipadas com sensores e câmeras serão espalhadas da seguinte forma: 12 pontos na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055); um na Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098), a Mogi-Bertioga, e dois na Mogi-Dutra (SP-088).
O sistema free flow já está em vigor em outras rodovias do estado e do Brasil. Ele permite que motoristas trafeguem sem precisar parar nas praças de pedágio. No caso do Lote Litoral Paulista, os valores das tarifas vão varia de R$ 1 e R$ 6.
As estradas que fazem parte da concessão passam pelas seguintes cidades: Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu.
Trechos de cobertura de pedágios
Pórtico | Rodovia | Km início e fim |
P01 | SP-088 (Mogi-Dutra) | Do km 32 ao km 39,45 |
P02 | SP-088 (Mogi-Dutra) | Do km 40,50 ao km 49,50 |
P03 | SP-098 (Mogi-Bertioga) | Do km 56,65 ao km 98,10 |
P04 | SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) | Do km 211,40 ao km 248,10 |
P05 | SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) | Do km 373,57 ao km 389,80 |
P06 | SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) | Do km 366,02 ao km 373,57 |
P07 | SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) | Do km 354,43 ao km 366,02 |
P08 | SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) | Do km 345 ao km 354,43 |
P09 | SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) | Do km 337,46 ao km 345 |
P10 | SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) | Do km 329,91 ao km 337,46 |
P11 | SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) | Do km 322,37 ao km 329,91 |
P12 | SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) | Do km 314,83 ao km 322,37 |
P13 | SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) | Do km 307,29 ao km 314,83 |
P14 | SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) | Do km 299,74 ao km 307,29 |
P15 | SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega) | Do km 292,20 ao km 299,74 |
Municípios
Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), a concessão prevê que o trecho entre os municípios de Arujá e Mogi das Cruzes será completamente duplicado e com três faixas de rolamento entre a SP-070 e o município mogiano para eliminação de gargalos rodoviários.
Já o deslocamento entre Mogi e Bertioga contará com faixas adicionais, acostamento e rampas de escape, que darão mais segurança aos motoristas.
O trecho Bertioga-Santos também será duplicado e terá ciclovia em toda a sua extensão. Já a rota entre Peruíbe e Praia Grande vai ganhar vias marginais e dispositivos para garantir a conectividade dentro das cidades e alternativas gratuitas para a população. O trajeto Miracatu-Peruíbe passará por duplicação das vias, além de inclusão de dispositivos viários, marginais e passarelas.
Sistema Free Flow
Pórtico em rodovia de São Paulo. — Foto: Artesp/Divulgação
O sistema Free Flow conta com equipamentos que possuem câmeras e sensores capazes de identificar o veículo por uma tag de cobrança [adesivo instalado no carro] ou pela placa do veículo, permitindo a cobrança da tarifa de forma mais fácil, rápida e segura.
O valor da tarifa deverá ser pago em um portal disponibilizado pela concessionária. Os motoristas que optarem pelo pagamento automático terão um desconto de 5% no valor da tarifa. Haverá também o benefício do Desconto de Usuário Frequente (DUF), que não foi informado.
O número de pórticos do Free Flow que serão instalados ao longo do trecho do Lote Litoral Paulista é maior do que as praças de pedágio convencionais que funcionam atualmente no trajeto.