“Implantar pedágios começa a pesar na aprovação do Governador na Baixada Santista e Vale do Ribeira!”

Na última sexta feira (25/07), às 10 da manhã, na Câmara Municipal de Peruíbe, ocorreu a primeira sessão regional da União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS) e o assunto norteador, claro, foi a implantação dos pedágios do modal free flow.
Serão 11 pontos, que atingem diretamente a região, além de mais 3 no Vale do Ribeira, nas cidades de Pedro de Toledo e Itariri. Aliás, além dos Vereadores da Baixada Santista, diversos outros parlamentares do Vale do Ribeira marcaram presença em uma sessão longa e cheia.
O Presidente da entidade, Cadu Barbosa (PRD), claramente ficou surpreendido com a adesão, tanto que ao montar a mesa com o quadro diretivo da UVEBS, não tinha espaço para acomodar os demais Vereadores no plenário. Se a presença de legisladores da região foi gigantesca, muito se estranhou a ausência de diversos deputados federais e prefeitos. Presentes estavam apenas o Paulinho do Esporte (União) de Pedro de Toledo e o Vice Prefeito de Peruíbe Tamer Junior (PSB), e é importante destacar a presença de Caio França (PSB), um dos líderes do movimento.
Tamer subiu ao plenário de forma efusiva e se disse contrário a implantação do pedágio, sua fala foi contundente e começou bem a sessão, só que não durou muito a imagem de apoiador da causa, isso porque o sempre polêmico e oposicionista vereador de Peruíbe Cristen Charles, o Cristen Na Mira (MDB), não poupou críticas e termos duros na cara do vice, quando ironicamente parabenizou o político e logo em seguida pediu para que ele publicasse de forma transparente, o termo de compromisso assinado pelo ex-prefeito Luiz Mauricio (PSD) e o atual Felipe Bernardo (PSD), aceitando a implantação do pedágio.

Em seguida, o combativo vereador disse que não adianta apoiar de goela e sim em atitudes, deixando o clima constrangedor para o vice, que momentos depois acabou deixando a sessão. Ainda em tom alto, Cristen disse que os Prefeitos e Deputados, que ano que vem vão pedir voto na baixada estão em silêncio, passando pano para o Governador e de cócoras, o popular de quatro para Tarcísio, não sem antes afirmar, que o mesmo “Não tinha vergonha na cara!” em uma fala dura e amplamente apoiada.
Mas se você acha que a coisa a partir daí, iria esfriar, os outros parlamentares que estavam no plenário não deixaram o tom cair, apontando também problemas na saúde e educação do Estado. O vereador de São Vicente, Tiago Peretto (União), também conhecido pelo tom beligerante, seguiu a linha aberta por Cristen Na Mira e pediu para que quando o Governador estivesse na região, fosse feita uma manifestação que fechasse a rodovia em protesto contra a medida.

Mostrando força e união, os Vereadores exigem do Governador do Estado um recuo como aconteceu no último dia 7 de julho nas cidades do Circuito das Águas, onde 37 pedágios foram cancelados por conta da pressão de Prefeitos e Vereadores. Aqui, os maiores apoiadores foram mesmo os Vereadores, o que pode mostrar o surgimento de novas lideranças na região em substituição a aquelas que, segundo populares, ao se absterem de um debate tão importante, perdem a legitimidade para representar o Vale do Ribeira e a Baixada Santista.