CRÍTICA: SHOW PAULO MONTEIRO FEAT SANDRA DE SÁ

“Foi prometido um show e entregaram um espetáculo!”

Foto: João Carlos Siqueira

Passado esse tempo terrível de pandemia, a baixada santista começa a retormar as atividades culturais e em Peruíbe não foi diferente. Talvez o grande evento desse novo momento, era o show “Guarde minha voz” de Paulo Monteiro, com participação mais que especial de Sandra de Sá, que aconteceu no dia 27 de novembro, sábado, em Peruíbe, litoral sul de São Paulo, o que não esperávamos é que estávamos diante de uma clássica propaganda enganosa, e para o bem de todos, uma propaganda enganosa que só fez bem ao público: prometeram um show, entregaram um espetáculo!

Com casa lotada, estrutura de palco de peso, telão de led, luz, sistema de som moderno e o clássico atraso de quase uma hora, abruptamente surge no telão um curta metragem documentário (acreditem!), Sandrá de Sá, Alcione e uma infinidade de artistas, detalhavam a trajetória do controverso artista, conhecido por ser chegado a espetáculos grandiosos, o curta termina e o show já começa com a música inédita “Guarde Minha Voz”. Com o inicio, já notamos que certamente o significado de exagero para nós seres humanos comuns não é o mesmo conceito que o artista tem, pois uma banda majestosa, formada por musicistas de trajetória reconhecida nacionalmente e mundialmente, grandes efeitos e um figurino totalmente diferente de tudo que vimos, som nítido e muito bem mixado, já deram o tom do que viria: hits e grandiosidade!

Termina a primeira música do show, o que se segue é o que Paulo tem experiência: interpretar Tim Maia, “Não quero dinheiro (Só quero amar)” ganhou uma versão com intensidade nas guitarras, no baixo e um trabalho espetacular nos metais, a banda muitas vezes instigada pelo cantor que pedia para subir o tom, dando mais pegada, colocava um peso muito bem vindo a canção. Paulo não teve dificuldade em interpretar as palavras reconhecidas na voz do eterno Tim, com uma competência de quem já excursionou pelo País em tributo ao eterno racional, demonstrou um domínio vocal surpreendente.

A apresentação segue pisando em outros lugares menos óbvios, entre reimaginações de Jorge Ben, Simonal e Djavan, Paulo voltava a Tim quando queria manter a energia lá em cima e vez ou outra experimentava, como por exemplo, com “Rio De Paixão” que compõe o vindouro álbum e que foi cantanda junto ao público, que parece que fez a lição de casa e foi ao youtube assistir o clipe.

A versão de “Sangrando”, que foi eternizada por Gonzaguinha e Maria Bethânia, mostrava todo o alcance vocal e poder de interpretação, a ponto de soar como uma nova música de fato, respeitando o clássico, mas com personalidade própria!

Hits como “Descobridor dos Sete Mares”, “Vale Tudo” e do “Leme ao Pontal” além de valorizar os aspectos técnicos do palco, destacavam a qualidade irretocável da banda que, com uma guitarra suingada e marota, um baixo experiente e pesado, uma bateria ritmada, metais envolventes e backing vocals extremamente talentosas, funcionava a perfeição e o público respondia.

Em meio a tudo isso, surge Sandra de Sá, que com a experiência que tem, não poderia fazer menos que ser a cereja do bolo. Cantou, encantou, brincou, sofreu junto com o público por conta do mengão, que perdeu um titulo para o Palmeiras hora antes e, claro, fez feat com o artista Paulo Monteiro, mas a verdade era uma só, após quase uma hora e meia de show até a entrada dela, Paulo já tinha o público na mão e o espaço ficou bem delimitado: Sandra era uma participação especial, importante, mas uma participação especial.

Quando no começo do texto, eu disse que se tratava de uma propaganda enganosa do bem, não foi uma mera metáfora, foi de fato o que aconteceu, nos prometeram um show e entregaram um espetáculo, é a terceira vez que a frase aparece no texto, mas ela é a sintese perfeita da apresentação!

NOTA 10 de 10

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem comentado ,o que mostra claramente que estamos Bem servidos de talentos,isto em todas as áreas, Cristem Charles com essa crítica positiva se colocou a altura de tamanho espetáculo, Paulo Monteiro e Sandra de Sá dispensa comentários realmente foi um belo show, parabéns a todos

  2. Sábado tive a alegria de curtir e muito esse show que, como você disse, foi um espetáculo, contagiando as pessoas, fazendo que todos cantassem. Paulo Monteiro acertou no figurino e foi muito bom. Ficou com o gostinho que quero mais. Preços acessíveis e por uma nobre causa. Parabéns a todos os envolvidos. Peruíbe precisa disso. Qualidade. Amei, pois já fui feliz com a vitória do verdão e dei de cara com esse espetáculo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui