SONHO DE MARCIO FRANÇA (PSB) ESBARRA NA REALIDADE!

OPINIÃO

Talvez recalcular rota seja o caminho mais óbvio para Márcio França

Por Cristen Charles

Que Márcio França é um vencedor e um estrategista contumaz, principalmente na região metropolitana da baixada santista, isto é indiscutível, mas o ser, com o mesmo peso, quando o assunto é País e Estado é muito outra história!

Márcio nunca escondeu de ninguém que seu sonho é ser Governador do Estado de São Paulo, até chegou a passar um tempo no cargo, quando herdou de Geraldo Alckmin, que deixou a governança estadual para enfrentar uma candidatura a presidente em 2018, mas obviamente não era seu mandato. Com a máquina na mão conseguiu arregimentar votos o suficiente para quase ganhar de João Dória, seu principal antagonista na época, que obviamente não deve enfrentá-lo no pleito deste ano, até por isso e sem um adversário midiático para se opor para ligar o “modo show”, restou a ele fazer o que sabe como poucos: articular!

Em 2018, o antagonismo com João Dória retirou França de um político meramente regional e o transformou em player!

Então conseguiu mostrar um novo caminho para Geraldo Alckmin (ex-PSDB) ao seu lado no PSB, logo em seguida desenhou um cenário que viabiliza o ex-Governador de São Paulo como vice de Lula e articulou coisas como, em um hipotético cenário como esse, Fernando Haddad (PT) candidato ao Senado, deixando a candidatura para o Palácio dos Bandeirantes livre para o líder do PSB, um verdadeiro conto de fadas, não? Só que não!

Uma coisa é articular e desenhar cenários em uma região como a baixada santista em que ele é um dos principais nomes a ser respeitado, talvez perdendo em projeção regional apenas para Alberto Mourão (Ex-PSDB), ex-Prefeito de Praia Grande, outra coisa é negociar e articular com nomes experientes como Alckmin e Lula, o risco era grande: SER ENGOLIDO, e aparentemente, é o que está acontecendo.

França foi o inventor da chapa Lula/Alckmin pensando em sua viabilidade eleitoral!

Geraldo Alckmin começa perceber que se quiser ser vice de Lula, não precisa de apadrinhamentos, se quiser ser Governador o PSD está logo ali. Para Lula, Alckmin é estratégico, mas não significa algo preponderante em sua viabilização, logo, se quiser falar com o ex tucano, não precisa de França, ele está à uma ligação de avançar qualquer questão, Haddad embora seja uma importante peça no jogo, sabe que é player (com mais expressão inclusive que França) tanto para o Estado, quanto para o Senado, resumindo, ele já não dá mais carta alguma.

Para piorar, Marcio França acha que a forma de fazer política nacional, é a mesma de negociar com os políticos da baixada, ledo engano, ao sinalizar a Ciro Gomes, via filho (aprendeu com Bolsonaro?), que foi ao Twitter mostrar que estava lendo o livro de Gomes, ele apenas irrita Lula e Geraldo Alckmin, que simplesmente o ignoram, tendo em vista que, o pré-candidato do PDT está em queda livre nas pesquisas e virou persona non grata no petismo. Essa forma de chantagem barata é o pior dos caminhos sem dúvidas…

Caio foi ao Twitter dizer que está aprendendo com Ciro Gomes. Ele precisa é aprender sensibilizar Lula e Alckmin ou como vencer Boulos!

Afora isso, Marcio França tem que se preocupar com outro nome: Guilherme Boulos, que na disputa para a Prefeitura de São Paulo, a qual Marcio França no auge de sua arrogância achou que já estava garantido no segundo turno, viu o político do PSOL engoli-lo sem dó e nem piedade com uma campanha revolucionária nas redes sociais que arregimentou adeptos e suavizou a imagem radical do ex-líder do MST, tanto é que, sem apoio de Lula, Alckmin, Haddad ou qualquer articulação, ele já aparece a frente de Marcio França em todas as principais pesquisas.

O político do PSB é sim um grande nome, é sim um grande articulador, mas precisa entender  que antes de pensar em questões gigantes demais para sua estatura, ele tem uma que é muito séria para seus planos: Como se tornar mais atrativo que Guilherme Boulos em tempos de redes sociais?

Como um rolo compressor, na disputa para Prefeitura de São Paulo, Boulos acabou com a ascenção de Márcio França!

Ele até tentou um reality show virtual chamado “O político” que foi um fracasso em termos de engajamento e seu antagonismo com Dória já não empolga tanto, tendo em vista que o candidato do atual Governador está no corner e parece não esboçar uma reação. Quando colocamos tudo em pratos limpos, começamos a reparar que talvez Marcio França não seja a principal carta do jogo e deve pensar a sua jogada passo a passo e com paciência, pois no momento, parece que o grande plano dele, está definhando a olhos públicos!

Resumindo, o sonho de França esbarra na realidade: talvez ele não seja o melhor nome nem pra esquerda e nem para a direita, para levar o Estado mais importante do Brasil. Portanto, precisa mostrar capilaridade eleitoral, o que dentro do contexto, deve ser a prioridade!

QUER VER COMO FOI A ENTREVISTA DE BOULOS NA BSTV? Assista abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui