Muro de cemitério desaba e ossadas ficam expostas

Segundo a prefeitura, a queda aconteceu por conta da chuva que atingiu a cidade na madrugada de segunda-feira (29).

Parte do muro do Cemitério da Filosofia, em Santos, no litoral de São Paulo, desabou na madrugada desta segunda-feira (29) e deixou ossadas à mostra no bairro Saboó. Segundo a prefeitura, a queda aconteceu por conta da forte chuva que atingiu a cidade.

O trecho que caiu fica no muro lateral do cemitério, na Rua Pio XII. A operadora de loja Cléa Dantas, de 46 anos, se deparou com a cena enquanto seguia para o trabalho às 5h40. Ela contou ter ficado impressionada com o que viu.

“Tinha cabeça, ossos, tudo para o lado de fora […]. Foi um susto daqueles, de nem ir trabalhar. Dá medo, mesmo sabendo que quem está morto não mexe com ninguém”, explica.

Restos mortais ficaram expostos após muro de cemitério desabar em Santos, SP — Foto: Carlos Abelha/TV Tribuna

O aposentado Laércio Firmiano, 58 anos, disse que passa pelo local com frequência para levar a esposa ao trabalho e, desta vez, foi surpreendido pelo “enorme buraco” no muro do cemitério.

“É triste saber que ali estavam entes queridos […] Preferi não me aproximar porque a gente não sabe se pode ter alguma contaminação. Sou uma pessoa cardíaca e tenho de pressão alta, então a gente evita de estar tendo essa imagem, mas assusta”.

Em nota, a Prefeitura de Santos informou que a Coordenadoria de Cemitérios (Cocem) verificou a presença de restos mortais na área danificada e, por isso, está realizando a exumação dos materiais e os realocando os ossos em outros jazigos. Ainda segundo a administração municipal, os familiares serão informados sobre a transferência.

O cemitério está em reforma desde janeiro. Segundo a prefeitura, aproximadamente 60% dos trabalhos foram concluídos. “O muro será reconstruído e as obras no local devem ser finalizadas no mês que vem”, diz a nota.

Ainda segundo a administração municipal, técnicos da Defesa Civil estiveram no local vistoriando o ocorrido e a área foi isolada para proteção dos pedestres. “A empresa que está executando as obras está tomando todas as medidas para a proteção do restante do muro no entorno da ocorrência”.

Outros casos

Ao menos outros dois episódios parecidos já aconteceram em Santos nos últimos anos. Em setembro de 2021 parte do muro do mesmo cemitério caiu. No entanto, a Prefeitura de Santos diz que ele foi “derrubado” por conta de uma reforma de ampliação, que já foi concluída.

Três anos antes, parte do muro do Cemitério Municipal da Areia Branca desabou e deixou caixões e ossos expostos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui