Segundo Jim Dennis, capitão do Esquadrão de Resgate de Childersburg, no desafio do TikTok as pessoas pulam de um barco em alta velocidade e vítimas quebraram o pescoço ou se afogaram após tentarem reproduzi-lo.

Um desafio do TikTok chamado “caçadores de emoções” se tornou um viral na internet e tem chamado a atenção de autoridades norte-americanas. Segundo autoridades do Alabama (EUA), pelo menos quatro pessoas morreram nos últimos meses após a tendência — apelidada de #boatjumping (salto de barco).
Segundo Jim Dennis, capitão do Esquadrão de Resgate de Childersburg, no desafio do TikTok as pessoas pulam de um barco em alta velocidade e vítimas quebraram o pescoço ou se afogaram após tentarem reproduzi-lo.
“Nos últimos seis meses tivemos quatro mortes que eram facilmente evitáveis. Eles estavam fazendo um desafio do TikTok. É onde você entra em um barco em alta velocidade, pula para fora do barco, não mergulha, você pula com os pés primeiro e meio que se inclina na água”, disse Dennis à emissora WBMA.
Ainda conforme o capitão, o “desafio caçadores de emoções” ou #boatjumping (salto de barco) tem sido um problema para os socorristas nos últimos dois anos, mas o número de incidentes ligados a ele aumentou especialmente desde o início do ano.
“A alta velocidade do barco combinada com a água parada cria uma pista de pouso perigosa que parece concreto. Se uma pessoa que pula de um barco em movimento não protege o pescoço e a cabeça, pode ficar permanentemente paralisado, se não sofrer uma morte instantânea”, alerta o representante da equipe de resgate.
De acordo com a imprensa estadunidense, a primeira vítima do #boatjumping, foi um homem que não teve a idade e identidade divulgadas e, morreu em fevereiro, desde ano, após saltar de um barco no rio Coosa, no sul do estado do Alabama, nos Estados Unidos. O acidente ocorreu durante um passeio de família e sua esposa e filhos assistiam de dentro do barco.
Apesar do trágico fim, outros três ignoraram os alertas dos socorristas e sucumbiram ao mesmo destino. Conforme o capitão, em muitos casos, a morte é instantânea.
“Acho que é provável que façam algo estúpido porque querem se exibir na frente de seus amigos nas mídias sociais”, disse Dennis ao canal ABC 7. “Não faça isso. Não vale a sua vida”, finalizou.