Animal apareceu na areia da praia de Cibratel, em Itanhaém, no litoral de São Paulo. O pinguim foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Instituto Biopesca.
Um pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado atolado na praia de Cibratel, em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Ele estava debilitado e apresentava cansaço respiratório. O animal foi resgatado, no sábado (22), pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Instituto Biopesca, em Praia Grande.
De acordo com o órgão, trata-se de um animal juvenil e que, após avaliação da equipe técnica, está em condições clínicas estáveis e recebendo os cuidados veterinários. O Instituto não informou por quanto tempo o pinguim ficará em tratamento.
Ainda segundo o Biopesca, o inverno marca o início da temporada migratória de várias espécies marinhas que viajam para outros locais principalmente em busca de alimento em águas mais quentes. A espécie, e em particular os animais juvenis, podem se perder de seu grupo e encalhar nas praias por estarem cansados da longa viagem de migração.
Orientação
Caso encontre algum animal de vida marinha, o Instituto Biopesca orienta a população a manter distância e ficar em silêncio. Outra ação fundamental é acionar os órgãos ambientais, a exemplo do Instituto Biopesca, o mais rapidamente possível. Não se deve, em hipótese alguma, colocar o animal no gelo ou na água.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, mas debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).