Crianças ficam presas a 275 m de altura após cabo de teleférico se romper no Paquistão; todas são resgatadas

No veículo, um adulto acompanhava os estudantes, que estavam indo para a escola.

As sete crianças que ficaram presas em um teleférico pendurado a 275 metros de altura sobre uma região montanhosa no noroeste do Paquistão foram resgatadas, de acordo com a Reuters.

As crianças viajavam para a escola na província de Khyber Pakhtunkhwa quando um dos cabos do teleférico quebrou às 9h (horário local) nesta terça-feira (22), segundo a Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA) do país.

“Mais três crianças foram resgatadas na operação de resgate do exército do Paquistão”, disseram os militares depois que o helicóptero foi retirado. “Cinco crianças foram resgatadas até agora. A operação continua.”

Com o anoitecer, as operações utilizando helicópteros foram suspensas, mas luzes foram instaladas e uma operação de resgate terrestre continua mais de 12 horas depois que o teleférico se prendeu, disse uma fonte com conhecimento do assunto.

A fonte acrescentou que especialistas em travessia de cabos foram enviados pelos militares para a área. Eles estão tentando resgatá-las uma por uma, transferindo-as para uma pequena plataforma ao longo do cabo.

Imagens de televisão mostraram uma criança sendo levantada do teleférico por um helicóptero em um arnês e depois carregada para o chão.

Um helicóptero de vigilância chegou primeiro ao local do teleférico, antes de um helicóptero maior se deslocar para lá para garantir que havia espaço suficiente para transportar todos os resgatados, disse o vice-comissário do distrito, Tanveer Ur Rehman.

Dois dos estudantes no teleférico estão perdendo e recuperando a consciência, disse um dos passageiros à mídia paquistanesa Geo News.

O passageiro, identificado apenas como Gulfaraz, instou as autoridades estaduais a tomarem providências. Disse que os alunos, com idades entre os 10 e os 15 anos, não têm sequer água potável.

O pessoal de resgate deu aos passageiros medicamentos para náusea após relatos de vômitos em crianças, disse Ur Rehman, acrescentando que os presos também receberam medicamentos para o coração.

Ele disse que os helicópteros permanecerão no ar até que a operação de resgate seja concluída, pois pousá-los fez com que o cabo se movesse demais.

O número de sete estudantes e um adulto foi informado à agência Reuters por Muzaffar Khan, funcionário da administração distrital em Battagram, atualizando os relatos anteriores de seis alunos e dois professores.

O teleférico conecta duas comunidades da região e funciona com dois cabos, um dos quais rompeu, segundo o oficial de resgate, Bilal Ahmad Faizi.

O primeiro-ministro interino do Paquistão, Anwar-ul-Haq Kakar, ordenou que todos os “teleféricos dilapidados e não compatíveis” fechassem imediatamente, de acordo com um comunicado de seu gabinete.

Muitas crianças que vivem em partes remotas e montanhosas da província de Khyber Pakhtunkhwa dependem de teleféricos para ir e voltar da escola. Alguns deles carecem de manutenção regular e podem ser uma forma arriscada de viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui