Os cientistas analisam os dados deste maravilhoso exoplaneta.
Cientistas de diferentes agências espaciais e de astronomia estão consternados com o descobrimento de uma super Terra, um planeta que se encontra fora do nosso Sistema Solar. O mundo tem água, dizem os especialistas e também poderia abrigar vida.
Ele é chamado de TOI-733b, orbita uma estrela G do tipo solar que se encontra em uma região próxima da Via Láctea, a cerca de 245 anos-luz da Terra; próximo quando falamos de distâncias astronômicas.
Este exoplaneta foi detectado este ano, graças às ferramentas e dados registrados pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).
Os especialistas explicam que este super Terra tem um raio de 1,21 vezes o do nosso planeta e uma massa que nos supera em 5,72. “Sua densidade é de 3,54 g/cm^3, o que sugere que é composto principalmente de rocha e metal”, detalharam os cientistas.
O planeta orbita sua estrela a uma distância de 0,0618 unidades astronômicas (UA), ou seja, 9,4 milhões de quilômetros. Seu período orbital é de 4,9 dias. Esta proximidade faz com que as temperaturas na superfície de TOI-733b sejam aproximadamente entre 200 e 400 graus Celsius. Portanto, os astrônomos dizem que há água, mas não estão seguros se é líquida ou em alguma outra forma.
“O TOI-733b é um exoplaneta muito interessante, pois é uma das poucas Super Terras oceânicas conhecidas. O seu descobrimento abre novas possibilidades para a busca de vida extraterrestre”, disseram os responsáveis por rever os dados do TESS.
Há quem já teorize que TOI-733b poderia ser um mundo habitável. A presença de água líquida é uma condição essencial para a vida como a conhecemos. Além disso, a densidade da Super Terra sugere que ela poderia ter uma atmosfera, fundamental para proteger qualquer corpo da radiação solar nociva do espaço.