Descobriram uma super Terra perto do nosso Sistema Solar: “O planeta tem água e pode ser habitável”

Os cientistas analisam os dados deste maravilhoso exoplaneta.

Cientistas de diferentes agências espaciais e de astronomia estão consternados com o descobrimento de uma super Terra, um planeta que se encontra fora do nosso Sistema Solar. O mundo tem água, dizem os especialistas e também poderia abrigar vida.

Ele é chamado de TOI-733b, orbita uma estrela G do tipo solar que se encontra em uma região próxima da Via Láctea, a cerca de 245 anos-luz da Terra; próximo quando falamos de distâncias astronômicas.

Este exoplaneta foi detectado este ano, graças às ferramentas e dados registrados pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).

Os especialistas explicam que este super Terra tem um raio de 1,21 vezes o do nosso planeta e uma massa que nos supera em 5,72. “Sua densidade é de 3,54 g/cm^3, o que sugere que é composto principalmente de rocha e metal”, detalharam os cientistas.

O planeta orbita sua estrela a uma distância de 0,0618 unidades astronômicas (UA), ou seja, 9,4 milhões de quilômetros. Seu período orbital é de 4,9 dias. Esta proximidade faz com que as temperaturas na superfície de TOI-733b sejam aproximadamente entre 200 e 400 graus Celsius. Portanto, os astrônomos dizem que há água, mas não estão seguros se é líquida ou em alguma outra forma.

“O TOI-733b é um exoplaneta muito interessante, pois é uma das poucas Super Terras oceânicas conhecidas. O seu descobrimento abre novas possibilidades para a busca de vida extraterrestre”, disseram os responsáveis por rever os dados do TESS.

Há quem já teorize que TOI-733b poderia ser um mundo habitável. A presença de água líquida é uma condição essencial para a vida como a conhecemos. Além disso, a densidade da Super Terra sugere que ela poderia ter uma atmosfera, fundamental para proteger qualquer corpo da radiação solar nociva do espaço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui