Pombo em estado de decomposição é encontrado em caixa d’água de escola em SP: ‘insalubre’

Escola municipal de Cubatão (SP) também está infestada de ratos. De acordo com uma servidora pública, crianças chegaram a tomar a água contaminada.

Um pombo em estado de decomposição foi encontrado dentro da caixa d’água de uma escola municipal de Cubatão (SP). Conforme apurado, nesta quarta-feira (30), uma professora foi escovar os dentes, sentiu um cheiro podre na água e comentou com os colegas, que relataram também terem percebido. Além disso, a unidade está com uma infestação de ratos há mais de um mês.

Ao Bem Estar, a infectologista Rosana Richtmann explicou que a ave pode transmitir criptococose, conhecida como “doença do pombo”. A infecção é causada por fungos que se proliferam nas fezes das aves. SeInalados, se instalam nos pulmões e migram para o sistema nervoso central, o que pode dar meningite. Outras doenças são: histoplasmose, que pode dar doenças pulmonares; salmonelose, que pode dar distúrbios gastrointestinais; além de dermatites e alergias.

O caso aconteceu na Unidade Municipal de Ensino (UME) João Ramalho, no bairro Vila Nova, nesta segunda-feira (28). Por conta da contaminação na água, as aulas estão suspensas até quarta (30), com possibilidade de ser estendidas até o fim da semana.

Segundo uma servidora pública, que preferiu não se identificar, assim que os professores relataram o odor, a direção da unidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos (Sesep), já que a caixa d’água fica no teto do local (confira a imagem acima).

“Ao subir, disseram que o odor era insuportável e que, com certeza, a água estava contaminada. Ao abrir a caixa, havia restos de pombos na água boiando. Foi um alvoroço pois essa água é usada para fazer a merenda das crianças, além de atender o banheiro dos professores e a administração da escola. Havia sido feito achocolatado nessa água [e as crianças tomaram]”, relatou.

Veja o ciclo da criptococose — Foto: Arte/TV Globo

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Cubatão disse que foi acionada por conta da qualidade da água, que teria amanhecido turva. A equipe da Sesep verificou que a caixa estava parcialmente destampada, provavelmente por conta do vento e chuva do último fim de semana.

A pasta acrescentou que houve a substituição da caixa d’água por uma mais resistente, nesta terça (29). No entanto, ao ser questionada pela reportagem sobre o pombo e os ratos, a administração municipal não respondeu.

Infestação de ratos

O tesoureiro e diretor liberado do Sindicato de Professores de Cubatão, Maykon Santos, e o vereador Alessandro Oliveira disseram que já haviam entrado com um ofício na prefeitura e uma denúncia no Ministério Público (MP) por conta das condições da UME João Ramalho.

O vídeo obtido pela reportagem mostra uma funcionária tentando matar um rato na cozinha da escola. (veja o vídeo acima). De acordo com Maykon, o roedor não é uma surpresa, pois há uma infestação deles no local.

A urina do rato provoca uma doença grave chamada leptospirose. Se as pessoas circulam onde têm ratos, a mão pode entrar em contato com o solo, isso pode ser absorvido pela pele e a pessoa pode ser contaminada.

O vereador Oliveira acrescentou que está preocupado com essas doenças que podem atingir as crianças e os servidores públicos da UME. “Hoje, a escola é um local insalubre. Não só essa questão do pombo, mas a gente apontou urina e fezes de rato na cozinha”, finalizou.

Segundo frequentadores da UME João Ramalho, em Cubatão (SP), o local está infestado de ratos — Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui