Imagens de câmeras de monitoramento de uma casa mostram o momento exato em que uma árvore cai em Vicente de Carvalho. Confira situação das cidades.
As rajadas de vento que atingiram algumas cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, provocaram estragos na região entre a noite de quarta (12) e manhã de quinta-feira (14). Houve quedas de árvores e até de contêineres. A Defesa Civil Estadual havia emitido um alerta de atenção para a ventania, válido até a noite desta quinta-feira (14).
De acordo com a Defesa Civil de Guarujá, a velocidade do vento chegou a 140 km/h na madrugada desta quinta, com pico na região do bairro Pitangueiras. Imagens de câmeras de monitoramento instalada na Rua Casa Branca, no bairro Pae Cará, mostram o momento em que uma árvore caiu com a força das rajadas.
A Prefeitura de Guarujá informou que teve conhecimento do caso, mas a Defesa Civil não foi acionada para esta ocorrência. Segundo a administração municipal, a equipe foi acionada somente para a queda de uma árvore próximo ao viaduto Floriberto Mariano, no Centro. Ela foi removida do local pela Secretaria de Meio Ambiente.
Em Santos, três árvores caíram. Uma queda foi registrada na Praça Lugo Vinã, no bairro Saboó, outra no cruzamento entre as ruas Vahia de Abreu e Alexandre Herculano, no Boqueirão, e a terceira entre as ruas Aurélio Batista Félix e João dos Reis Portela, na Alemoa.
Árvore caiu na Praça Lugo Vinã, no bairro Saboó, em Santos — Foto: Reprodução
Segundo a prefeitura, a velocidade máxima de vento foi registrada às 23h20 de quarta, com 83 km/h. Na cidade, dois contêineres caíram do pátio de um terminal para o mar.
A travessia de balsas entre Santos e Guarujá foi paralisada na noite de quarta e na manhã de quinta por conta da ventania. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o serviço já foi retomado.
A Defesa Civil de São Vicente atendeu uma ocorrência de queda de parte de uma árvore na Rua José Gonçalves Paim, no Parque Bitaru. Segundo a prefeitura, o Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o corte da árvore.
Houve registro da queda de uma árvore próximo ao viaduto Floriberto Mariano, no Centro de Guarujá — Foto: Reprodução
Em Itanhaém, também foi registrada a queda de uma árvore na Rua João Mariano, no Centro. A administração municipal informou que o local foi isolado e equipes de zeladoria realizaram a remoção.
Bertioga e Cubatão não registraram ocorrências. Procuradas, as prefeituras de Mongaguá, Peruíbe e Praia Grande não responderam até a publicação desta reportagem.