De acordo com a Defesa Civil, as temperaturas podem chegar a 37ºC até sábado (23), último dia de inverno. Veja como se cuidar no período de pico de calor.
A onda de calor que atinge o Brasil também esquenta as regiões da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e Vale do Ribeira, no interior paulista. De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, as temperaturas podem chegar a 37ºC até sábado (23), último dia de inverno.
Abaixo uma explicação porque a estação mais fria do ano se despedirá com temperaturas atípicas, qual a previsão para os próximos dias e quais cuidados tomar neste período de pico de calor.
Qual o motivo do calor?
A onda de calor irá se estabelecer sobre o Estado de São Paulo devido à atuação de uma forte massa de ar quente e seca, que incide sobre o Estado, juntamente com um sistema de alta pressão que deve se estabelecer sobre a região, caracterizando um bloqueio atmosférico, que mantém o tempo quente e seco.
Outros fatores que podem colaborar para o calor no Brasil são:
- aquecimento global: o fato de setembro naturalmente ser um mês de altas temperaturas no centro do país devido à combinação do fim do período seco e aumento da radiação solar;
- El Niño atípico: que aquece as águas do Oceano Pacífico, freia a atuação de frentes frias e dá força aos bloqueios atmosféricos.
Qual a previsão para a região?
De acordo com a Defesa Civil Estadual, a região da Baixada Santista terá dias com Sol entre algumas nuvens até o fim de semana. Isso eleva a sensação de calor e abafado. As temperaturas máximas estarão acima da média, podendo chegar a 37ºC durante o fim de semana.
E a umidade?
O fenômeno que proporciona o calor também é responsável por uma queda significativa nos índices de umidade presente no ar. Na Baixada Santista, o índice deve ficar abaixo de 30% e, no Vale do Ribeira, abaixo de 25%.
O que fazer?
Desta forma, a Defesa Civil recomenda:
- Se hidratar bebendo bastante água;
- Se proteger do sol;
- Evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia;
- Usar soro nos olhos e nariz;
- Não colocar fogo em áreas de vegetação seca;
- Não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias.