Fernando Martins dos Santos, conhecido como Peitola, disse ter bebido antes da sessão na Câmara Municipal de Guarujá. Assessoria alega que ele tomou medicamentos por conta do ‘dumping da bariátrica’.
A Câmara Municipal de Guarujá, no litoral de São Paulo, rejeitou e arquivou um pedido de cassação do mandato do vereador Fernando Martins dos Santos (MDB), o Peitola, de 44 anos. Ele assumiu que ‘bebeu’ antes de exercer a função, por quebra de decoro parlamentar. Na ocasião, o vereador chegou a afirmar: ‘Tô meio doidão’.
Segundo a Câmara Municipal de Guarujá, o pedido de cassação foi feito pelo empresário Thiago Rodrigues e protocolado na casa às 13h20 de terça-feira (26). Entre a leitura e votação, passaram-se dois minutos. Os vereadores presentes rejeitaram por unanimidade o requerimento, que foi arquivado.
Após o arquivamento, o vereador pediu autorização para agradecer aos colegas pela rejeição do pedido. “Quero agradecer aos pares por mais uma vez colocarem em primeiro lugar a seriedade (…) e também mostrarem totalmente imparcialidade na denúncia totalmente infundada”.
Em nota enviada, nesta quarta-feira (27), a assessoria do vereador informou que o pedido foi uma grande injustiça e que a área jurídica foi acionada para tomar todas as medidas necessárias.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/a/g/qzFDBBQhCKFR2j9wGLSg/vereador-peitola-mdb-.png)
Vereador Peitola (MDB) foi alvo de pedido de cassação após ter assumido ter ‘bebido’ antes de sessão da Câmara Municipal — Foto: Reprodução/Facebook
Entenda o caso
A situação ocorreu durante sessão da Câmara Municipal, por volta das 20h, no dia 14 de setembro. O caso ganhou repercussão na última sexta-feira (22), por conta das imagens. No vídeo, o vereador de 44 anos afirmou que algumas pessoas estariam preocupadas com o fato dele ter ‘bebido’.
“Pessoal está meio preocupado que eu queimei a largada e comemorei antes, tomei umas e ‘tô’ meio doidão aqui, viu?”, disse ele.
Após 15 minutos, o vereador pediu desculpas à todos que estavam presentes. Ao finalizar a fala, ele assumiu a embriaguez e deu risada. “Seu presidente, só quebrando protocolo aqui. Quero pedir desculpa à todos aqui. Se houve algum erro aqui é por conta do teor do álcool, me perdoa”.
Em nota, a assessoria do vereador informou que, antes da sessão, alguns colegas brincaram falando que o parlamentar parecia bêbado, pois tinha tomado alguns medicamentos por conta do dumping da bariátrica. O problema ocorre quando a ingestão de alimentos ricos em açúcar ocasiona sintomas de mal-estar, como dores abdominais e sensação de desmaio.
Ainda de acordo com a assessoria, mediante isso, o vereador fez uma brincadeira com o público na sessão solene de entrega de título de cidadão guarujaense para ‘quebrar o gelo’.
“Salientamos novamente que tratava-se de uma sessão solene e que sempre o vereador tenta deixar o ambiente mais leve possível para a continuidade do rito. Vale ressaltar que o Vereador Fernando Peitola segue rigorosamente o regimento interno da casa e segue trabalhando em prol a cidade com inúmeros trabalhos apresentados, mais de 11.200 indicações de melhorias para nossa cidade”.
Peitola cumpre o segundo mandado como vereador em Guarujá. Ele foi reeleito com 3.876 votos. Na Câmara Municipal desde 2017, teve mais de 40 projetos apresentados e contabiliza mais de 20 leis municipais de sua autoria.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/o/w/lADZx5Sg2MwauZKTPdxQ/vereador-peitola.png)
Vereador Peitola assume estar bêbado durante sessão da Câmara Municipal de Guarujá, SP — Foto: Reprodução