Vereador que assumiu ter ‘bebido’ antes de sessão em câmara tem pedido de cassação arquivado

Fernando Martins dos Santos, conhecido como Peitola, disse ter bebido antes da sessão na Câmara Municipal de Guarujá. Assessoria alega que ele tomou medicamentos por conta do ‘dumping da bariátrica’.

A Câmara Municipal de Guarujá, no litoral de São Paulo, rejeitou e arquivou um pedido de cassação do mandato do vereador Fernando Martins dos Santos (MDB), o Peitola, de 44 anos. Ele assumiu que ‘bebeu’ antes de exercer a função, por quebra de decoro parlamentar. Na ocasião, o vereador chegou a afirmar: ‘Tô meio doidão’.

Segundo a Câmara Municipal de Guarujá, o pedido de cassação foi feito pelo empresário Thiago Rodrigues e protocolado na casa às 13h20 de terça-feira (26). Entre a leitura e votação, passaram-se dois minutos. Os vereadores presentes rejeitaram por unanimidade o requerimento, que foi arquivado.

Após o arquivamento, o vereador pediu autorização para agradecer aos colegas pela rejeição do pedido. “Quero agradecer aos pares por mais uma vez colocarem em primeiro lugar a seriedade (…) e também mostrarem totalmente imparcialidade na denúncia totalmente infundada”.

Em nota enviada, nesta quarta-feira (27), a assessoria do vereador informou que o pedido foi uma grande injustiça e que a área jurídica foi acionada para tomar todas as medidas necessárias.

Vereador Peitola (MDB) foi alvo de pedido de cassação após ter assumido ter 'bebido' antes de sessão da Câmara Municipal — Foto: Reprodução/Facebook

Vereador Peitola (MDB) foi alvo de pedido de cassação após ter assumido ter ‘bebido’ antes de sessão da Câmara Municipal — Foto: Reprodução/Facebook

Entenda o caso

A situação ocorreu durante sessão da Câmara Municipal, por volta das 20h, no dia 14 de setembro. O caso ganhou repercussão na última sexta-feira (22), por conta das imagens. No vídeo, o vereador de 44 anos afirmou que algumas pessoas estariam preocupadas com o fato dele ter ‘bebido’.

“Pessoal está meio preocupado que eu queimei a largada e comemorei antes, tomei umas e ‘tô’ meio doidão aqui, viu?”, disse ele.

Após 15 minutos, o vereador pediu desculpas à todos que estavam presentes. Ao finalizar a fala, ele assumiu a embriaguez e deu risada. “Seu presidente, só quebrando protocolo aqui. Quero pedir desculpa à todos aqui. Se houve algum erro aqui é por conta do teor do álcool, me perdoa”.

Em nota, a assessoria do vereador informou que, antes da sessão, alguns colegas brincaram falando que o parlamentar parecia bêbado, pois tinha tomado alguns medicamentos por conta do dumping da bariátrica. O problema ocorre quando a ingestão de alimentos ricos em açúcar ocasiona sintomas de mal-estar, como dores abdominais e sensação de desmaio.

Ainda de acordo com a assessoria, mediante isso, o vereador fez uma brincadeira com o público na sessão solene de entrega de título de cidadão guarujaense para ‘quebrar o gelo’.

“Salientamos novamente que tratava-se de uma sessão solene e que sempre o vereador tenta deixar o ambiente mais leve possível para a continuidade do rito. Vale ressaltar que o Vereador Fernando Peitola segue rigorosamente o regimento interno da casa e segue trabalhando em prol a cidade com inúmeros trabalhos apresentados, mais de 11.200 indicações de melhorias para nossa cidade”.

Peitola cumpre o segundo mandado como vereador em Guarujá. Ele foi reeleito com 3.876 votos. Na Câmara Municipal desde 2017, teve mais de 40 projetos apresentados e contabiliza mais de 20 leis municipais de sua autoria.

Vereador Peitola assume estar bêbado durante sessão da Câmara Municipal de Guarujá, SP — Foto: Reprodução

Vereador Peitola assume estar bêbado durante sessão da Câmara Municipal de Guarujá, SP — Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui