Bebê nasce em ambulância a caminho do hospital e emociona profissionais do Samu: ‘foi incrível’

Telma nasceu com sete meses e saudável em Cubatão (SP).

Com apenas 2,3 kg, 42 cm e sete meses, a pequena Telma veio ao mundo de forma inesperada em Cubatão (SP). Ela nasceu dentro da viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com o auxílio de um socorrista e duas técnicas de enfermagem. (Veja o vídeo acima)

Ao g1, a equipe contou nesta segunda-feira (6) ter recebido um chamado de urgência do bairro Vila Esperança, na manhã de domingo (5). A informação era de que a bolsa da gestante havia rompido e ela tinha perdido bastante líquido.

Com as informações, os profissionais logo se deslocaram à casa de Mayara da Silva, de 28 anos, que estava acompanhada de uma amiga.

O socorrista Rafael Pinheiro, que trabalha para o Samu há 15 anos, era o membro mais experiente da equipe em atendimento, inclusive já tendo participado de três partos, e, por esse mesmo motivo, precisou segurar a emoção para transmitir segurança às colegas Regina e Kaylaine Alves.

“Nos deparamos com a gestante com muitas contrações, com intervalos de menos de 30 segundos e com muita dor”, contou. O trio a colocou Mayara na ambulância para levá-la ao hospital, mas bastaram dois minutos para a bebê nascer.

Final feliz

De acordo com Pinheiro, como a mulher apresentava perda de líquido, a decisão foi aproximar o veículo da casa e realizar o parto dentro da ambulância. Após o nascimento, mãe e filha foram conduzidas ao Hospital Municipal de Cubatão.

“Como socorrista há 15 anos, já tive outras experiências com parto em ambulância. Sempre dá um friozinho na barriga, mas tive que manter firme a postura de total controle”, disse o socorrista.

Apesar do nascimento prematuro, Rafael afirma que elas não precisaram ser encaminhadas à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda no domingo, ambas foram para um quarto da unidade de saúde.

Tema no colo da mãe Mayara após parto dentro de ambulância do Samu — Foto: Divulgação

Tema no colo da mãe Mayara após parto dentro de ambulância do Samu — Foto: Divulgação

‘Amei fazer parte’

A técnica de enfermagem Kaylaine destacou que auxiliar o parto foi algo superpositivo. “Me senti privilegiada em poder participar e ver o nascimento de uma vida, fiquei muito contente e achei muito incrível. Amei muito poder fazer parte disso”.

Adriana, por sua vez, levará a experiência com carinho por onde for. “Do pouco tempo que tenho de Samu, para mim foi incrível. O tempo todo a equipe se manteve calma e segura do que estava fazendo, isso é importante. Foi muito bom realizar o nascimento da pequena Telma com sucesso pela nossa equipe”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui