Vereador se exalta e diz estar ‘P da vida’ com prefeitura repleta de advogados: ‘só para arrumar desculpas’

Parlamentar de Itanhaém (SP), Henrique Garzon (Podemos) criticou o governo por não ter adotado nenhuma medida para ajudar a população afetada pelos temporais, como outras fizeram com doações, isenção ou desconto em impostos. Em relação à frase voltada aos advogados, pediu desculpas à categoria.

O vereador de Itanhaém, no litoral de São Paulo, Henrique Garzon (Podemos) se exaltou durante uma sessão e disse estar ‘P’ da vida com o atual governo que, segundo ele, não dá suporte à população afetada pelos temporais de outubro — citou ações adotadas por outras cidades. Em determinado momento, diz que a prefeitura não tem um secretário técnico, apenas advogados “para arrumar desculpas”.

A Prefeitura de Itanhaém, em nota, informou que das 17 secretarias, apenas seis pastas são ocupadas por advogados. A administração municipal acrescentou que o cargo de secretário tem uma função estrutural dentro da gestão pública.

Vereador de Itanhaém (SP) fala aos berros que prefeitura está recheada de advogados para dar desculpas — Foto: Reprodução

Vereador de Itanhaém (SP) fala aos berros que prefeitura está recheada de advogados para dar desculpas — Foto: Reprodução

Durante a sessão, Garzon disse ficar “P da vida” com a “omissão desse governo” ao comentar que outras cidades doaram materiais de construção ou deram isenção em impostos para ajudar os moradores na reconstrução dos imóveis afetados por temporais.

“Parece que [a cidade] está a mil maravilhas. Mil maravilhas está na rede social do prefeito. Lá no fundão, na cidade, quem anda, quem põe o pé no barro de verdade, não está bom não”, criticou aos berros.

Tentamos contato com Garzon, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem. No entanto, nas redes sociais, ele explicou que ao pedir ajuda às vítimas do último vendaval que atingiu a cidade, o prefeito teria dito que ele precisava aprender mais, pois a prefeitura não poderia fazer doações ou dar descontos no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Aldeia destruída com a passagem da tempestade de granizo em Itanhaém (SP) — Foto: Prefeitura de Itanhaém

Aldeia destruída com a passagem da tempestade de granizo em Itanhaém (SP) — Foto: Prefeitura de Itanhaém

Justamente por essa resposta que disse ter recebido, durante o discurso citou ser um “menino” e estar “aprendendo” a função, a como fazer política. O vereador, então, passou a reclamar que boa parte dos secretários são advogados.

“Tudo advogado só para arrumar desculpa. Porque na hora de resolver para a população não tem um advogado que presta para conseguir doar uma telha […]. Agora, para vir aqui para passar pano e defender está sobrando advogado”, afirmou o vereador.

Ele encerrou o discurso dizendo que as pessoas podem reclamar que ele se exalta, mas vai continuar as incomodando.

Aldeias foram atingidas pelas chuvas e vento forte em Itanhaém (SP) — Foto: Prefeitura de Itanhaém

Aldeias foram atingidas pelas chuvas e vento forte em Itanhaém (SP) — Foto: Prefeitura de Itanhaém

Pedido de desculpas

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itanhaém publicou uma nota de repúdio após a declaração do vereador. O órgão afirmou que o discurso do parlamentar afrontou e desrespeitou boa parte da comunidade de advogados da cidade. “Nunca é demais lembrar que o exercício da advocacia é indispensável à boa administração da Justiça”.

A OAB disse ainda que repudia toda e qualquer declaração que possa atentar contra a dignidade do exercício da advocacia, bem como, se solidariza aqueles que se sentiram afrontados e desrespeitados com a fala do vereador.

Depois de ter tido acesso à nota da OAB, o vereador voltou a se manifestar nas redes sociais. Segundo ele a fala foi tirada de contexto e pode ter ofendido alguns advogados. “Já fica aqui o meu pedido de desculpas, nunca foi a minha intenção ofender a classe dos advogados. Tenho grandes amigos advogados, não vivo sem advogados, os meus assessores são advogados”.

Grazon disse que o pedido de desculpas o faz acreditar que a questão esteja superada. “Nunca tive essa intenção, mas eu fui ser enfático, fui assim forte realmente com os advogados que fazem parte do governo porque eu fiz um requerimento questionando a falta de atenção do governo nessa tragédia que aconteceu na nossa cidade e o líder de governo veio desmerecer juridicamente os meus argumentos dizendo que eram infundados”.

E finalizou: “Então, advogados, meus amigos, não me levem a mal, não tenho nada contra vocês, muito pelo contrário. Agora, contra esses advogados que fazem parte da base do governo que são bons para dar desculpa mas para arrumar solução, eu continuo com o mesmo pensamento”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui