Trilheiro grita ‘cheguei’ em Pico da Onça e escuta pedido de socorro de vítima desaparecida por dois dias

Empreendedor Leonardo Côrte, de Santos (SP), ouviu o pedido de ajuda de um homem de 45 anos que havia caído de uma ribanceira e não conseguia se mexer. Caso ocorreu em área de mata no interior paulista.

Um mineiro, de 45 anos, foi resgatado por quatro amigos moradores da Baixada Santista que faziam uma trilha no Pico da Onça, no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos (SP). O resgate ao rapaz, que permaneceu dois dias sem dar sinal, levou 15h. Ele estava machucado e sem conseguir se mexer após ter caído de uma ribanceira.

O empreendedor Leonardo Côrte, de 26 anos, foi quem encontrou o morador de Monte Verde (MG), cidade vizinha ao local do acidente, no dia 27 de dezembro do ano passado. Ele contou ter chegado próximo ao lugar em que a vítima estava e gritou: ‘Cheguei’ e ouviu o pedido de socorro.

Em entrevista à TV Tribuna, afiliada à Rede Globo, o santista contou que estava com três amigos quando, por acaso, encontrou a vítima. Só após 15 horas de resgate, devido às condições desfavoráveis, o mineiro que se chama Leandro foi socorrido.

“A princípio, a gente não ia ficar lá onde a gente estava, mas acabamos indo por alguma força maior. Eu insisti para os meus amigos, que não queriam ir, mas eu insisti. A partir do momento em que a gente chegou na trilha, eu dei um grito de ‘cheguei’, espontâneo, mas não teve nenhum objetivo, e eu ouvi um retorno”, disse.

Homem caiu em trecho de ribanceira

Homem disse ter sentido muitas dores após a queda — Foto: Arquivo pessoal

Homem disse ter sentido muitas dores após a queda — Foto: Arquivo pessoal

Leonardo é morador de Santos, bem como o amigo Lucas Oliveira. Junto aos dois estava Fábio Mansur, de Artur Nogueira (SP), e Lucas Marques, de São Bernardo do Campo (SP). Nesta quarta-feira (3), Leonardo ele contou que o primeiro nome do rapaz resgatado é Leandro.

Com nove anos de experiência em trilhas, o santista teve uma surpresa ao pedir silêncio ao grupo e, novamente, ouvir um grito de socorro enquanto andavam. De acordo com o empreendedor, o mineiro estava a aproximadamente 150 metros deles e pedia para que não fossem embora.

Foi apurado que o resgate foi feito após 15 horas, já que o local era bem íngreme e de mata fechada. Os socorristas informaram que homem andava pela trilha quando caiu de 150 metros em um trecho de ribanceira.

Jovens ajudaram homem perdido a ser socorrido em São José dos Campos (SP). — Foto: Arquivo pessoal

Jovens ajudaram homem perdido a ser socorrido em São José dos Campos (SP). — Foto: Arquivo pessoal

Além da Polícia Militar, os bombeiros de Minas Gerais e São Paulo se mobilizaram para atender a ocorrência. Foi necessário usar rapel e até helicópteros.

Prevenção

Quando foi acessado pelo resgate, o rapaz não conseguia se mexer e tinha fortes dores na coluna. O tenente dos bombeiros Heriberto de Andrade Silva explicou à TV Tribuna que é importante prestar atenção, sobretudo quando a pessoa não conhece a região ou não está usando os equipamentos corretos.

“Primeiro de tudo, a pessoa tem que ter ciência de sua condição física, se ela tem condição de praticar essa trilha. Posteriormente, ela deve procurar os parques estaduais que tenham as trilhas adequadas para isso. Avaliar a condição climática, se o tempo vai estar bom”, alertou.

Segundo o empreendedor Leonardo Côrte, o que aconteceu foi um “milagre” e um alerta para que se tenha cuidado antes de encarar aventuras do tipo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui