Yanxu Chai estava acompanhado da irmã, também chinesa, na Ilha Pombeva, que fica perto da Praia de Pitangueiras, em Guarujá. Ela foi resgatada por guarda-vidas e passa bem.
Um chinês, de 49 anos, morreu afogado em uma praia de Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme apurado nesta segunda-feira (11), Yanxu Chai estava acompanhado da irmã, também chinesa. Ela foi resgatada por guarda-vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) e está bem.
O GBMar informou à equipe de reportagem que os irmãos são de Pequim, na China, e vieram para o Brasil a negócios. Segundo a corporação, a mulher ainda não foi identificada porque estava sem documentos e não fala português. O Consulado Chinês foi acionado.
O caso aconteceu na tarde de sexta-feira (8). Dois guarda-vidas se protegiam da chuva no posto do GBMar quando avistaram os irmãos, que estavam no mar perto da Ilha Pombeva. A dupla de socorristas, com o auxílio de mais um profissional, entrou no mar e resgatou a mulher.
De acordo com o relato dos guarda-vidas, antes de chegarem a Yanxu Chai, uma onda o atingiu e o fez afundar no mar. Passados cinco minutos de buscas, o chinês foi encontrado por banhistas em parada cardiorrespiratória. Ele estava em uma zona de muitas ondas.
De acordo com o GBMar, os guarda-vidas realizaram manobras de reanimação cardiopulmonar até chegarem no Hospital Santo Amaro (HSA).
Em nota, a unidade de saúde informou que Yanxu Chai não respondeu positivamente à reanimação e, aproximadamente 30 minutos depois de dar entrada no HSA, a morte foi constatada pela equipe médica.