Conforme apurado, caso ocorreu no telhado do Espaço Grupo Caixa Preta, em Registro (SP). Homem de 31 anos foi conduzido ao Hospital Regional da cidade.
Um técnico, de 31 anos, que fazia a manutenção de um ar-condicionado em um centro artístico de Registro, no interior de São Paulo, foi conduzido ao hospital em estado grave após a condensadora – máquina externa – do equipamento explodir. Segundo apurado, nesta quinta-feira (4), ele teve fraturas nos punhos, ombro e algumas queimaduras pelo corpo.
O Espaço Grupo Caixa Preta, onde era feita a manutenção, acompanha o estado de saúde do rapaz e informou à equipe de reportagem que a vítima não corre risco de morte.
O acidente ocorreu por volta de 10h de quarta-feira (3). Contratado por uma empresa terceirizada, o funcionário estava em cima do telhado mexendo no aparelho quando a condensadora explodiu.
Em nota publicada nas redes sociais, o Espaço Grupo Caixa Preta informou ter acionado o resgate e que o homem recebeu os primeiros socorros. A prefeitura informou que, na sequência, a vítima foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Assim que deu entrada na UPA o funcionário foi encaminhado ao Setor de Emergências, onde foi estabilizado e transferido para o Hospital Regional de Registro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Nota oficial sobre acidente que ocorreu em Registro (SP) — Foto: Reprodução/Facebook
Causa será apurada
As atividades no centro artístico, suspensas no dia do acidente, foram retomadas. O g1 questionou o que teria causado a explosão do equipamento, mas os responsáveis pela unidade disseram que não tinham mais detalhes, e que vão se encontrar com representantes da empresa terceirizada.
No momento da explosão, não havia atividades em curso no centro cultural. O local onde a máquina explodiu é de acesso restrito e, portanto, estavam apenas a equipe de manutenção e um membro da equipe de produção do teatro, que não se feriram.
Após a explosão, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para verificar o cheiro de gás sentido no local, mas não detectou problemas. A empresa terceirizada e o centro artístico informaram que estão acompanhando e dando suporte ao colaborador.
Cuidados na manutenção
De acordo com o técnico de climatização Bruno Ribeiro, proprietário da BR Frio Ar Condicionado, é incomum que a condensadora do aparelho exploda dessa forma. Para dizer o que causou o acidente, deve-se conhecer o gás que o ar-condicionado utiliza e se o profissional tomou certos cuidados.
“Esse novo gás [R32] que está sendo utilizado nos novos aparelhos é inflamável. Então, se a pessoa estiver efetuando a manutenção e não executar os procedimentos corretos, pode ocasionar [explosões]. Mas é bem difícil”, disse.
Veja alguns cuidados que o técnico deve tomar na hora de fazer a manutenção:
- Antes de começar, verificar se a máquina está com fluido refrigerante no interior do aparelho com um manifold – aparelho que mede a pressão de gás – adequado;
- Confirmar que não há nenhum tipo de microvazamento no sistema frigorífico que possa ter levado o ar a entrar no sistema;
- Conferir o histórico do aparelho com manutenções anteriores para analisar se foi feito o procedimento de vácuo no sistema de maneira adequada. É preciso que a umidade relativa do ar tenha sido retirada do sistema frigorífico refrigerante antes de liberar gás;
- Nunca colocar o ar-condicionado para funcionar com uma das válvulas de serviço fechadas;
- Ao efetuar qualquer tipo de brasagem, ter certeza de que não há óleo ou resquício de gás.