Criação do Portal da Mata Atlântica será formalizada na próxima segunda-feira (27), em Miracatu (SP). O objetivo é fomentar o desenvolvimento sustentável por meio da atividade turística.
O primeiro distrito turístico ecológico do Brasil fica no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, a 150 km da capital paulista. A criação do Portal da Mata Atlântica, com área total superior a 359.176 milhões de m², será oficializada em Miracatu (SP).
O Vale do Ribeira é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O local abriga comunidades quilombolas centenárias, remanescentes de vilas caiçaras e grupos indígenas.
De acordo com o Governo de São Paulo, trata-se do sexto distrito turístico paulista, mas o primeiro do Brasil a ganhar o título de ‘ecológico’. Além de Miracatu, ele abrange áreas consideradas turísticas nas cidades de Ibiúna, Juquiá, Piedade e Tapiraí.
A criação tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável por meio da atividade turística, a partir de um conjunto de iniciativas da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP). Entre as atrações existentes na área está o Legado das Águas, reserva privada de 31 mil hectares com mais de 1.832 espécies animais e vegetais.
Confira a área por cidade:
- Ibiúna: área de 14.762.465,12 m²;
- Juquiá: área de 68.838.819,12 m²;
- Miracatu: área de 127.169.628,32 m²;
- Piedade: área de 18.018.877,77 m²;
- Tapiraí: área de 130.387.030,88 m².
Impactos financeiros
O Portal da Amazônia tem mais de 20 atrações ligadas ao turismo de natureza e aventura, como rafting, canoagem, trilhas e safaris. O local conta também com atividades como observação de aves e astros, conectadas à gastronomia regional e hospedagens.
Conforme divulgado pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo, considerando todos os distritos em São Paulo, a movimentação financeira pode chegar a cerca de R$ 10,3 bilhões no estado até 2030.
Para o governo, a organização da região como distrito turístico pode gerar impactos significativos na visitação e promover condições favoráveis para a criação de um território sustentável a partir de corredores turísticos. O resultado é o fortalecimento de empreendimentos e incentivo à instalação de novos negócios.
Área do distrito turístico Portal da Mata Atlântica, no Vale do Ribeira — Foto: Luciano Candisani/Governo do Estado de São Paulo
Cronograma
Na reunião de segunda-feira (27), serão empossados os conselheiros titulares e suplentes, incluindo membros das secretarias estaduais de Turismo e Viagens; Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; e, por fim, Desenvolvimento Econômico, bem como representantes das prefeituras locais e da sociedade civil.
A programação é de um debate sobre agenda prioritária do distrito para os próximos meses, além do novo modelo de gestão, conforme apurado pela equipe de reportagem.
O evento de criação do Distrito Turístico Portal da Mata Atlântica acontece na altura do quilômetro 349 da Rodovia Régis Bittencourt, no bairro Piraí, em Miracatu. Será realizada uma visita ao Centro de Biodiversidade da Mata Atlântica do Legado das Águas. Na sequência, haverá um almoço e a primeira reunião do conselho gestor.