Massa de ar quente deve causar momentos de calor intenso nos próximos dias, além de baixar a umidade relativa do ar, segundo a Defesa Civil. Confira cuidados necessários nessas condições.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para as altas temperaturas na Baixada Santista e no Vale do Ribeira nos próximos dias. Segundo o órgão estadual, uma massa de ar quente deve causar momentos de calor intenso.
O alerta é válido entre sábado (11) e segunda-feira (13). A Defesa Civil informou que os termômetros devem chegar no máximo a 36ºC, mas a sensação térmica poderá ser de 38º C na Baixada Santista e 37ºC no Vale do Ribeira.
Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar (UMA) deve ser motivo de atenção entre os moradores das regiões. A previsão é que o nível dela seja de 60% nas cidades da Baixada e 25% nos municípios do Vale.
De acordo com a Defesa Civil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Por isso, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) passou a adotar uma escala psicrométrica que aponta os níveis de criticidade da umidade do ar, classificados em atenção, alerta e emergência.
Nesta classificação, a previsão para o Vale do Ribeira (25%) se enquadra em estado de atenção. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente, consumir muita água e sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e em áreas vegetadas.
Confira a escala do CGE:
- Estado de atenção: entre 21 e 30%
- Estado de alerta: entre 12 e 20%
- Estado de emergência: abaixo de 12%