Médica receita remédio que não existe para tratar doença de bebê

Atendimento ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) central de Santos (SP).

A família de um bebê de 10 meses se revoltou com uma situação enfrentada ao tentar comprar um medicamento receitado por uma médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos, e não conseguir por ser informada que o remédio não existe. O pai da criança, que não quis se identificar, disse que nesta terça-feira (2), que sente-se triste com a situação, que poderia se tornar algo mais grave.

“É difícil julgar a médica, [talvez] não estava em um dia bom, trabalhando demais, mas devemos pensar que poderia ser algo mais grave. Ela receitou um medicamento para alergia que não existe, mas poderia ser algo mais grave”, disse o pai do bebê.

Segundo ele, o filho foi com a mãe na UPA Central com assadura grave no bumbum e diarreia. Após o atendimento, o homem buscou pelo medicamento receitado em duas farmácias, mas foi informado que a pomada de loratadina não existe.

O pai do bebê disse, ainda, que conhece caso de outras pessoas que tiveram diagnóstico errado e não foram tratados da maneira correta. “O governo deveria ter mais investimentos em saúde, contratando mais médicos e passando por capacitação semestralmente ou anualmente como forma deles se atualizarem”.

Em contato com a Prefeitura de Santos, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Receituário médico com a prescrição de medicamento que não existe para bebê de 10 meses em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Orientação médica

A farmacêutica toxicologista Paula Carpes Victório disse que a loratadina é um anti-histamínico, ou seja, um antialérgico. Ela acredita que talvez houve um equívoco da médica que tenha o confundido com o polaramine. “Que também é um anti-histamínico tanto na apresentação creme quanto via oral”.

No entanto, ela ressaltou que o farmacêutico não pode modificar a prescrição. “É um medicamento até então inexistente, a gente não sabe se saiu do mercado há muitos anos, mas essa apresentação eu desconheço. Nesse caso, o farmacêutico pode ligar para o médico para se certificar do que realmente é ou não havendo essa possibilidade, recomendar que o paciente volte a falar com o médico”.

Caso ocorreu na UPA Central de Santos (SP) — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui