Pedágio na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega passará por estudos antes de projeto se levado à audiência pública

Prefeitura de Itanhaém é contra a cobrança de pedágio a moradores. Com base no projeto de privatização da estrada, que faz parte do plano de concessão do Lote Rodovias do Litoral Paulista, praças de pedágio serão instaladas na região.

O projeto de privatização da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, do governo de São Paulo, será acompanhado por um Grupo de Trabalho da Prefeitura de Itanhaém. A administração municipal já se manifestou contra a cobrança de pedágio a moradores da cidade.

A concessão da rodovia faz parte do Lote Rodovias do Litoral Paulista e inclui a extensão que vai de Praia Grande a Miracatu, no Vale do Ribeira. Alguns postos de pedágio serão instalados ao longo da estrada, um deles em Itanhaém, o que preocupa gestores e moradores.

O Grupo de Trabalho da prefeitura será responsável por conduzir um estudo para fornecer embasamento técnico para as fases de consulta e audiência pública do projeto. A equipe criou uma agenda de trabalho com a sociedade civil e o Poder Legislativo para debater o assunto.

A principal crítica está no fato da rodovia cortar a cidade, separando praia e morros. A preocupação é de que a população tenha que pagar para se deslocar pelo município. Atualmente, os motoristas têm acesso a todos os bairros pelas duas marginais.

As discussões sobre o projeto foram retomadas no começo de julho, quando o secretário de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, visitou a região. Na ocasião, a Prefeitura de Itanhaém se manifestou ser contra a cobrança aos moradores.

Entraves para o livre fluxo

Um dos entraves observados pelo Grupo de Trabalho é a falta de uma ligação entre as marginais. Por isso, uma das reivindicações da administração municipal será a construção de duas pontes sobre o Rio Itanhaém margeando a rodovia.

O objetivo é facilitar o acesso à região central para os moradores que residem nas extremidades de Itanhaém.

A mobilidade interna também preocupa a prefeitura, pois a possibilidade dos motoristas não usarem a rodovia para evitar o pedágio pode gerar impacto negativo no trânsito urbano.

Praça de pedágio

Itanhaém criou Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar projeto de privatização da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega — Foto: Prefeitura de Itanhaém/Divulgação
Itanhaém criou Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar projeto de privatização da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega — Foto: Prefeitura de Itanhaém/Divulgação

As praças de pedágio na altura de Itanhaém, segundo o edital do Lote Rodovias do Litoral Paulista, deverão ser construídas no Km 325+360 (sentido Peruíbe) e Km 326+125 (sentido Santos) da Padre Manoel da Nóbrega. A concessão da rodovia inclui a extensão que vai de Praia Grande a Miracatu, no Vale do Ribeira.

Durante os protestos no final do ano passado, em Itanhaém, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que as praças de pedágios foram definida com base em estudos técnicos.

De acordo com a Artesp, a escolha também levou em conta questões econômicas, de engenharia e ambientais, em função das melhorias que serão executadas ao longo do contrato.

Sobre a rodovia

A Rodovia Padre Manoel da Nóbrega passa por seis das nove cidades da Baixada Santista: Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

O trecho que vai de Cubatão até a ‘Curva do S’, em Praia Grande, está sob concessão da Ecovias e, portanto, faz parte do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).

Composição do Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho inclui as secretarias municipais de Planejamento e Meio Ambiente; Administração; Governo; Obras e Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Econômico; Turismo; Trânsito e Segurança; Serviços e Urbanização; Assistência e Desenvolvimento Social; Educação; Saúde; Comunicação e Procuradoria-Geral do Município.

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