‘Chuva de sementes’ é lançada em parque no litoral de SP para repovoamento de palmeira juçara

O lançamento foi feito no Parque Estadual da Restinga de Bertioga, no litoral de São Paulo, com o uso de um helicóptero. As sementes serão distribuídas ao longo dos 120 hectares que compreendem o local.

O Parque Estadual da Restinga de Bertioga, no litoral de São Paulo, ganhou seis toneladas de sementes de palmeira juçara para contribuir com o sustento de animais e aves da região. O lançamento foi feito de um helicóptero, como uma ‘chuva de sementes’ por 120 hectares [10 mil metros quadrados].

A iniciativa foi realizada pela Fundação Florestal, órgão do Governo de São Paulo, na última sexta-feira (21). De acordo com o órgão, aproximadamente 30 pessoas participaram da operação entre coordenação, gestores, funcionários e colaboradores.

As sementes foram adquiridas de agricultores de unidades de conservação de uso sustentável e zona de proteção integral. As novas palmeiras deverão oferecer sustento por meio do cultivo e da venda da polpa de semente para o reflorestamento.

Segundo a fundação, a palmeira e seu fruto servem de alimento para mais de 68 espécies, entre aves e mamíferos. Os tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas são os principais responsáveis pela dispersão das sementes, enquanto cotias, antas, catetos e esquilos, se beneficiam das sementes e frutos.

Além disso, o programa pretende modificar a cultura extrativista da palmeira juçara ao desestimular o corte da árvore para a extração do palmito, oferecendo a opção de obter seu sustento por meio do cultivo e da venda da polpa de semente para o reflorestamento.

'Chuva de sementes' é lançada em parque no litoral de SP para repovoamento de animais e aves — Foto: Fundação Florestal
‘Chuva de sementes’ é lançada em parque no litoral de SP para repovoamento de animais e aves — Foto: Fundação Florestal

Parque estadual

O Parque Estadual Restinga de Bertioga fica integralmente no município de Bertioga e tem como objetivo a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e do corredor biológico entre os ambientes marinho. Ele abriga áreas de manguezal e mais de 53 espécies de bromélias, o que compreende cerca de 1/3 das espécies no estado, além de 44 espécies ameaçadas de extinção.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, o local apresenta grande diversidade de espécies da fauna, entre elas, espécies ameaçadas de extinção, como aves, répteis, anfíbios e mamíferos.

O Parque Estadual Restinga de Bertioga fica integralmente no município de Bertioga, no litoral de SP — Foto: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente
O Parque Estadual Restinga de Bertioga fica integralmente no município de Bertioga, no litoral de SP — Foto: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui