Ocupantes de helicóptero que desapareceu há 3 dias na Amazônia são encontrados com vida

Segundo nota de secretaria, a área é de difícil acesso, o que impossibilita o pouso de aviões. Portanto, um helicóptero está a caminho do local para executar o resgate dos sobreviventes.

A Secretaria de Segurança do Amapá confirmou que os três tripulantes de um helicóptero que desapareceu na última quarta-feira (16), entre os estados do Pará e Amapá, foram encontrados com vida neste sábado (19).

“Comunicamos que os três ocupantes do helicóptero desaparecido foram localizados com vida”, escreveu.

Segundo a nota publicada nas redes sociais da secretaria, a área é de difícil acesso, o que impossibilita o pouso de aviões. Portanto, um helicóptero está a caminho do local para executar o resgate dos sobreviventes.

“O Grupamento Tático Aéreo [GTA], a Força Aérea Brasileira [FAB] e o Grupamento Aéreo do Pará [Graesp] estão empenhados no resgate”, indica a nota.

A pasta indicou que mais informações serão divulgadas em breve, “no desenrolar da operação”.

Em nota, o governo do Amapá afirmou que “dará todo o suporte necessário para que os tripulantes sejam amparados, garantindo o bem-estar e segurança”.

Nas redes sociais, o senador Randolfe Rodrigues (AP) agradeceu o trabalho de resgate e a atuação dos governadores do Pará, Helder Barbalho (MDB), e do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), além do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

“A união de todos foi essencial para conseguirmos resgatar com vida todos os três desaparecidos”, escreveu Randolfe.

O desaparecimento

O helicóptero desapareceu na última quarta-feira na região do Parque do Tumucumaque. A aeronave, do modelo Colibri, foi contratada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

As três pessoas que estavam no helicóptero são: o comandante Tenente Coronel Josilei Gonçalves de Freitas, o mecânico Gabriel e o engenheiro da Funai José Francisco Vieira.

Eles faziam inspeção de pistas de pouso na região do Parque do Tumucumaque, lado leste Rio Paru D’Este, e decolou do polo base Bona, na aldeia Maritepu, às 12h, e deveria ter chegado a Macapá às 14h.

Quem são os 3 tripulantes de helicóptero encontrados vivos após desaparecimento na Amazônia

Os três tripulantes de um helicóptero que desapareceu na última quarta-feira (16) após sair polo base Bona, na Aldeia Maritepu, na Amazônia, foram encontrados com vida na manhã deste sábado (19).

Veja quem são eles.

José Francisco Vieira

Engenheiro da Fundação Nacional do Índio (Funai), Vieira é natural do município de São Miguel do Tapuio, município a 221 km ao Sul de Teresina, mas reside em Manaus há mais de 30 anos. Antes de residir na região Norte, ele chegou a morar na capital do Piauí e em Recife (PE).

José Francisco Vieira, um dos ocupantes do helicóptero que desapareceu na Amazônia. — Foto: Arquivo pessoal

Josilei Gonçalves de Freitas

O tenente-coronel Freitas era o piloto da aeronave. Possui experiência na região e foi responsável por realizar treinamentos para outros pilotos sobre sobrevivência em ambientes de selva. Ele participou da implantação da aviação do Ibama, do Grupo Tático Aéreo do Amapá e foi comandante de grupos aéreos do Distrito Federal e do Pará.

Tenente-Coronel Josilei Gonçalves de Freitas — Foto: dddd

Gabriel Assis Serra

Gabriel Assis Serra — Foto: Redes sociais

Gabriel Assis Serra, é de Minas Gerai ,,Belo Horizonte, é mecânico e tem 35 anos e tem dois filhos. Atua na profissão desde os 18 anos de idade. Também tem experiência de 5 anos como mecânico da Aeronáutica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui