Animal já estava em estado de decomposição em Itanhaém. equipe da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente será enviada em uma embarcação para avaliar a situação.
Uma baleia apareceu morta em um rio de Itanhaém, no litoral de São Paulo, e surpreendeu moradores. Imagens obtidas nesta quinta-feira (28) mostram o animal em estado de decomposição na água. A suspeita é que ela tenha morrido no mar e foi levada pela maré para o rio.
O morador José Expedido dos Santos Oliveira contou que estava pescando com o tio na região do bairro Oásis, quando se deparou com algo boiando na água na manhã desta quarta-feira (27).
“Na hora, não imaginava que poderia ser uma baleia, foi um susto. Não tinha visto nada assim”, disse.
Baleia foi encontrada morta em rio de Itanhaém (SP) — Foto: Arquivo Pessoal/José Expedito
‘Parecia que era um barco’
De acordo com ele, o animal tem aproximadamente 4 metros de comprimento e estava em decomposição. Na noite do dia anterior, a baleia tinha sido flagrada pelo confeiteiro Josiel Dias Batista, que pescava no Rio Itanhaém, na Boca da Barra, onde o rio encontra o mar.
“Começamos a avistar e parecia que era um barco. Fomos para perto e a maré começou a trazer”, explicou Josiel. Ele estava em cima de uma ponte quando viu o animal sendo levado pela água até a região de mangue.
Retirada
Em nota, o Instituto Biopesca informou que foi acionado, mas não confirmou a espécie da baleia. O instituto ainda disse que para retirar a baleia da água é necessário um trabalho conjunto “diante das condições complexas de local e maré”. No entanto, o Biopesca segue à disposição para ajudar as autoridades na retirada do animal.
Em nota, a Prefeitura de Itanhaém informou que o animal foi levado rio acima pela força da maré e, por isso, foi visto na região do bairro Oásis. Uma equipe da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente será enviada em uma embarcação para avaliar a situação.