Traficante é preso e polícia encontra câmeras instaladas por facção escondidas em poste de luz

Equipamentos monitoravam o local e transmitiam as imagens via internet. Caso aconteceu em Santos, no litoral de São Paulo.

Gabriel Moraes Lima, conhecido como ‘Do Gás’, apontado pela polícia como um dos líderes de uma facção criminosa em Santos, no litoral de São Paulo, foi preso em flagrante. Durante as investigações, conforme apurado, neste domingo (22), foram encontradas duas câmeras de monitoramento escondidas em um poste de luz. Os equipamentos eram usados pelos criminosos para controlar a área.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, os policiais foram até a casa do jovem, de 22 anos, cumprir um mandado de busca e apreensão para investigar se ele guardava drogas e armas de fogos para traficantes.

Ao chegar no bairro Rádio Clube, os agentes encontraram as câmeras escondias em um poste de luz entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e Rua Kleber Facundo Leite. Conforme relatado no documento, os equipamentos monitoravam o local e, “potencialmente, transmitiam as imagens via internet”.

Segundo o BO, o local tem forte atuação do crime organizado e não era possível ficar por muito tempo. Portanto, a perícia não foi acionada e os próprios policiais tiraram as câmeras e os objetos que auxiliavam no funcionamento.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), os equipamentos monitoravam o local e, "potencialmente, transmitindo as imagens via internet" — Foto: Polícia Civil/Divulgação

De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), os equipamentos monitoravam o local e, “potencialmente, transmitindo as imagens via internet” — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Prisão

Os agentes entraram na residência de Gabriel após apresentarem a Ordem Judicial para a companheira dele, que estava saindo de casa. ‘Do Gás’ estava dormindo e foi surpreendido pelos policiais. Ao ser questionado, ele negou ter envolvimento com o crime organizado, tráfico de drogas e armas de fogo.

No entanto, os policiais encontraram três celulares com conversas, imagens e vídeos que comprovaram que Gabriel não só gerenciava diversas biqueiras como tinha uma posição de liderança na facção criminosa do bairro.

As conversas encontradas nos celulares tinham apresentação de contabilidade e anotações de distribuições de drogas; ordens para outros criminosos cumprirem; negociação de compra e venda de armas de fogo; e informações enviadas a um advogado em caso de prisão.

Além disso, Gabriel tinha 14 caixas com sandálias novas, sem nota fiscal. O traficante informou à polícia que comprou sabendo que haviam sido roubadas de uma loja e já teria vendido uma parte. Foram apreendidos cinco documentos em nome de terceiros, R$ 350, uma balança e maconha.

Câmeras instaladas por facção criminosa em poste de luz de Santos (SP) foram apreendidas pela Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Câmeras instaladas por facção criminosa em poste de luz de Santos (SP) foram apreendidas pela Polícia Civil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso foi registrado como receptação, associação e organização criminosa na 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) do Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter-6).

Em contato com a Prefeitura de Santos sobre o poste de luz e tentou localizar a defesa de Gabriel, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui