Uma pessoa ficou ferida em Mongaguá. Defesa Civil Estadual havia emitido um alerta de atenção para a ventania.
Uma tempestade com chuva de granizo provocou estragos em cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (26). Além de quedas de árvores, muros foram destruídos e casas destelhadas. Alguns bairros ficaram sem luz e escolas tiveram as aulas suspensas. Uma pessoa ficou ferida em Mongaguá. A Defesa Civil Estadual havia emitido um alerta de atenção com chuvas e ventos fortes.
Em Santos, moradores do bairro da Vila Progresso registraram chuva de granizo. A Defesa Civil informou que os morros estão em estado de observação. A CET disse que houve ponto de alagamento na Avenida Nossa Senhora de Fátima, em ambos sentidos, com a faixa da esquerda transitável para veículos de pequeno porte.
Uma das cidades mais atingidas foi Itanhaém. O morador Milton Pereira da Silva, contou ao g1 que, por volta das 2h, começou o temporal. “Os moradores da Rua Venerável Paulo Roberto Lopes perderam tudo. O telhado das casas saiu voando, um muro caiu e uma árvore caiu no quintal de uma residência”, contou.
Ainda segundo o analista de mídia, por conta dos ventos, o bairro Rio do Poço está sem luz. “Nós ligamos para a Defesa Civil, mas eles disseram que como não teve vítima, eles ainda não vieram para ajudar a gente em casa”, disse ele. Ainda na cidade, um posto caiu na Rua Rua Celso Aires da Cunha, no bairro Umuarama.
A Defesa Civil de Itanhaém que registrou ocorrências de quedas de arvores e destelhamentos em decorrência das fortes chuvas. As equipes do órgão em conjunto com a Guarda Municipal e secretaria de Serviços e Urbanização prestaram atendimento.
Temporal atinge cidades da Baixada Santista, no litoral paulista
Em Cubatão, uma árvore caiu em cima de um comércio de carnes, rua Maria do Carmo. Por conta disso, o bairro ficou sem luz. Os moradores acionaram a Companhia de Piratininga de Força e Luz (CPFL) e a Companhia de Trânsito da cidade, que interditou a via próxima ao local.
A Defesa Civil informou que cerca de 90 casas estavam sem luz e que faria uma análise da estrutura do estabelecimento. Já na Avenida Brasil, no bairro do Jardim Casqueiro, foi registrada a queda de uma árvore no meio da via. Em ambos os locais, ninguém ficou ferido.
A CPFL Piratininga informou que duas árvores de grande porte caíram sobre a rede elétrica na Avenida Brasil, danificando cabos e postes de energia. Equipes foram mobilizadas para a manutenção e recomposição das estruturas afetadas. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos e o fornecimento, restabelecido, na tarde desta quinta.
Em Cubatão (SP), uma árvore caiu em cima de uma casa
Em Mongaguá, foram registradas aproximadamente 70 quedas de árvores, sendo 6 sobre residências onde 1 pessoa ficou ferida. Também houve queda de árvores sobre rede elétrica e alguns bairros ficaram sem energia elétrica desde às 2h. A empresa de energia Elektro está trabalhando para restabelecer a energia aos moradores.
Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Social, as escolas na região da Vila Erminda foram atingidas. A administração municipal está visitando as unidades municipais para verificar a estrutura, sendo elas: Professora Amália Berta Streit Sanchez, Professora Adriana Aparecida Almeida dos Santos e Professora Liliam Neri de Souza. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, em algumas escolas foi necessária a suspensão das aulas desta quinta-feira (26).
Sede da Ong Remo destruída em São Vicente e posto que caiu em frente a uma escola em Peruíbe
Em São Vicente, a futura garagem da ONG Remar, que fica na sede do Praia Clube, localizada na avenida Capitão Luiz Antônio Pimenta, ficou destruído.
A prefeitura informou que houve pontos de alagamentos pela cidade e semáforos ficaram intermitentes, mas sem impedir o trânsito de veículos. Apenas uma creche apresentou pontos de vazamento e os mesmos já estão sendo reparados para atendimento normal de tarde.
O Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) do Rio Branco alagou com as fortes chuvas da madrugada. Os pacientes que tinham agendamento foram acolhidos, orientados e reagendados. O Ceo está sem atendimento pela manhã. O órgão afirma que não foi acionado para atender escorregamento em encostas e queda de árvores. Não houve chuva de granizo na cidade.
Imóvel na rua Venerável Paulo Roberto Lopes em Itanhaém (SP)
Na cidade de Peruíbe, o bairro Vila Ermínia ficou sem luz após a queda de um poste, em frente a Escola Estadual Luiz Abel, na Avenida Total com a Avenida Quatro.
A Prefeitura de Praia Grande esclareceu que não foram registradas ocorrências devido às chuvas nesta madrugada. Assim como, não há informações sobre chuva com granizo.
Segundo a Defesa Civil de Bertioga, o índice pluviométrico das últimas 24 horas é de 29mm. Ainda de acordo com o órgão, houve chuva de granizo por volta de duas da manhã. Equipes da Defesa Civil atendem seis ocorrências de queda de árvores.
Casa destelhada em Itanhaém (SP) durante a tempestade no litoral de SP
Árvore que caiu na Avenida Brasil em Cubatão (SP)
Em Peruíbe, teve queda de um muro de uma casa e um poste caiu na via.