Perícia revela que objeto ‘fervente’ que caiu do céu em Santos e atingiu carro é sinalizador de navio

Artefato foi enviado ao Núcleo de Física do Centro de Exames, Análises e Pesquisas do Instituto de Criminalística (IC) de São Paulo.

O objeto cilíndrico que caiu ‘fervendo’ do céu em cima de um carro em Santos, no litoral de São Paulo, é um cartucho de sinalizador náutico de emergência. A origem do item foi apontada em um laudo da perícia da Polícia Civil, obtido nesta quarta-feira (1º).

O impacto da queda do artefato amassou o teto e disparou o alarme do veículo, que estava estacionado na garagem de uma casa no bairro Embaré. Segundo Marcel de Camargo, dono do carro, foi possível ouvir um barulho semelhante ao de uma ‘explosão’ de dentro da residência. O objeto foi posteriormente entregue ao 3º Distrito Policial da cidade.

De acordo com o laudo, o item não possui inscrições de marca, modelo e número de série, ou seja, “quaisquer inscrições que permitam identificação de origem”. A partir disso, ele foi enviado ao Núcleo de Física do Centro de Exames, Análises e Pesquisas do Instituto de Criminalística (IC) de São Paulo.

“Trata-se de um cartucho de sinalizador náutico de emergência, que é disparado por uma pistola apropriada, lançando ao ar uma carga pirotécnica de elevada emissão luminosa com a finalidade de auxiliar na localização da embarcação em condição de emergência”, apontou o laudo.

Objeto cilíndrico caiu do céu 'fervendo' em cima de carro no litoral de SP — Foto: Arquivo Pessoal

Objeto cilíndrico caiu do céu ‘fervendo’ em cima de carro no litoral de SP — Foto: Arquivo Pessoal

Perícia e objeto

Segundo a perícia, o objeto tem 14 cm de comprimento por 3,7 cm de diâmetro da extremidade menor, além de 4,5 cm da extremidade maior, que estava deformada. “Tal extremidade amolgada [amassada] apresenta sujidades características de submissão a calor elevado”, descreveu.

No documento, a perícia descreveu também que tal carga é lançada com um “pequeno paraquedas”. O objetivo, segundo o relatório, é fazer com que o objeto caia lentamente enquanto queima no ar.

O ‘paraquedas’ está localizado na parte interna da peça, ainda de acordo com os apontamentos da perícia. No entanto, não há informações sobre o equipamento ter sido acionado durante a queda da peça. Detalhes sobre a origem do disparo deste sinalizador também não foram divulgados.

Objeto foi apreendido pela Polícia Civil nesta terça-feira (23) — Foto: Thiago D'Almeida/g1

Objeto foi apreendido pela Polícia Civil nesta terça-feira (23).

Dono do carro

Marcel de Camargo afirmou que, além da perícia no objeto, solicitou à Polícia Civil a análise também no carro atingido pelo artefato.

O morador de Santos (SP), porém, afirmou que ainda não teve acesso ao laudo sobre o automóvel danificado. A responsabilização de um eventual culpado pelos danos ao veículo só poderá ser feita após o recebimento do outro documento.

Teto do veículo guarda a marca da queda do objeto — Foto: Thiago D'Almeida/g1

Teto do veículo guarda a marca da queda do objeto.

Lixo espacial

Antes da divulgação do laudo, especialistas ouvidos explicaram que o objeto poderia ser um lixo espacial. Segundo o analista de planejamento de manutenção de aeronaves e professor da ETEC Santos Dumont, Eduard da Macena, “lixo espacial cai praticamente todo dia na Terra”.

Daniel Mello, que é astrônomo do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seguiu a mesma linha de raciocínio. “É muito válida essa possibilidade [de lixo espacial]”. Segundo ele, há muito lixo espacial orbitando a Terra e a tendência é que problemas dessa natureza aconteçam com mais frequência.

O caso

Objeto não identificado cai em carro e temperatura assusta morador em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Objeto não identificado cai em carro e temperatura assusta morador em Santos, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Um objeto cilíndrico de metal e com temperatura bastante quente atingiu um carro em Santos, no litoral de São Paulo, em maio de 2023. Com a velocidade da queda, o artefato amassou o teto e disparou o alarme do veículo, que estava estacionado na garagem de uma residência.

Em entrevista, o bancário Marcel de Camargo afirmou que estava em casa, localizada no bairro do Embaré, quando escutou um barulho semelhante a uma explosão.

“Estava comendo dentro de casa e escutamos um estrondo muito forte. Na sequência, o alarme do carro disparou. Quando olhei na garagem vi o teto do meu carro amassado e um pouco fundo. Achei que alguém pudesse ter jogado algo pelo lado de fora, mas acabei observando o desenho de um círculo marcado e, no mesmo momento, conclui que a peça deve ter caído do céu”, afirma.

Ainda de acordo com o bancário, o metal estava caído no chão, ainda extremamente quente. “Não dava para encostar com a mão. Ainda bem que não pegou na cabeça de ninguém, pois poderia ser fatal. Mas, isso não aconteceu e estamos bem”, disse.

Dia seguinte

O bancário explicou também que, no dia seguinte ao aparecimento da peça, a esposa dele foi ver o objeto e notou que o metal estava com cheiro bastante forte. “A ponta estava amassada, com um óleo preto saindo. Além disso, tinha um cheiro podre de ovo”.

O bancário contou ainda que conversou com amigos que trabalham na área de engenharia para tentar descobrir o que poderia ser o metal. “Ninguém conseguiu me explicar, então eu estou tentando ver como vou resolver o prejuízo e a quem recorrer”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui