Idoso é encontrado morto após carro cair em córrego durante enchente

Homem de 85 anos ficou dois dias desaparecido. Ele foi encontrado nesta sexta-feira (8) após o nível da água diminuir em Itanhaém (SP).

Um idoso de 85 anos foi encontrado morto, nesta sexta-feira (8), dois dias depois do carro em que ele dirigia cair em um córrego em Itanhaém, no litoral de São Paulo. O acidente aconteceu durante uma enchente causada pelas fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista.

O Corpo de Bombeiros informou à equipe de reportagem que os parentes do aposentado Lourival Manoel de Macedo deram falta dele e do carro ainda na quarta-feira (6). A família, portanto, registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Seccional de Itanhaém.

Em entrevista à TV Tribuna, emissora afiliada da Globo, o filho do idoso, Lourival Macedo Júnior contou que a família achou que ele tinha sido sequestrado. “Ficamos preocupados […] e sem dormir”, afirmou ele.

Uma testemunha, que preferiu não ser identificada, contou que acionou o Corpo de Bombeiros após o marido ver o carro caindo em uma vala e sendo arrastado para o córrego. O caso aconteceu na Rua Goiânia, no bairro Cibratel 2.

Lourival Manoel de Macedo foi encontrado morto dois depois de cair com o carro em córrego em Itanhaém (SP) — Foto: g1 Santos e Reprodução/Redes Sociais

Lourival Manoel de Macedo foi encontrado morto dois depois de cair com o carro em córrego em Itanhaém (SP) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Eu e meu marido com a água na cintura mostramos direitinho para eles [bombeiros] onde o carro entrou e deveria estar”, disse ela.

Segundo a testemunha, a equipe de resgate informou que iria esperar o nível da água diminuir, o que só aconteceu nesta sexta-feira. Questionada pela reportagem, a corporação afirmou que foi acionada, mas não respondeu sobre o trabalho realizado na quarta-feira.

Corpo encontrado

Dois dias depois do desaparecimento de Lourival, nesta sexta-feira, os moradores da região encontraram o carro parcialmente submerso no córrego e acionaram o Corpo de Bombeiros novamente.

No local, uma equipe à bordo de um bote de salvamento constatou que dentro do carro tinha um corpo em rigidez cadavérica, indicando que a morte não era recente. O fenômeno, que consiste no endurecimento dos músculos, começa a partir de 40 minutos do óbito e pode durar entre oito e 12 horas.

Idoso caiu com o carro em vala e foi arrastado para um córrego em Itanhaém (SP) — Foto: g1 Santos

Idoso caiu com o carro em vala e foi arrastado para um córrego em Itanhaém (SP) — Divulgação

As imagens obtidas mostram o carro com parte submersa nas águas. No vídeo, é possível ver ainda o momento em que o Corpo de Bombeiros retirou o carro e o idoso com o auxílio de uma retroescavadeira da prefeitura da cidade.

A Polícia Civil foi acionada e o corpo foi reconhecido por familiares. Lourival Júnior afirmou que o idoso era um exemplo para família e vai fazer falta. “Uma cena triste. Ninguém esperava ver o pai nessa situação”, disse o filho.

Lourival era empresário e mudou-se para Itanhaém após se aposentar em 2015. Ele deixa a esposa, quatro filhos e 12 netos.

Até a última atualização desta reportagem, a Perícia Criminal ainda realizava trabalhos no local. Em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, mais ainda não teve retorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui