Mulher dá à luz dias antes de morrer por dengue

Mulher, de 36 anos, testou positivo para a doença na maternidade e não resistiu às complicações.

A primeira vítima fatal da dengue em Itanhaém, no litoral de São Paulo, deu à luz um bebê dias antes de morrer. Conforme apurado nesta quarta-feira (10), a mulher testou positivo para a doença já na maternidade do Hospital Regional Jorge Rossmann (HRJR) e não resistiu às complicações da doença.

A mulher, de 36 anos, morreu em 13 de março em decorrência da dengue tipo 1, com base em exames laboratoriais. Ao todo, já foram registradas cinco mortes pela doença na Baixada Santista.

Segundo a Prefeitura de Itanhaém, o bebê nasceu em um parto cesárea dentro do período esperado da gravidez. O sexo da criança não foi divulgado, mas ela passa bem.

Procurado o HRJR não se manifestou até a publicação desta matéria. A identidade da vítima também não foi revelada.

Situação de emergência

A Prefeitura de Itanhaém decretou situação de emergência em saúde pública para dengue e demais arboviroses dois dias após a confirmação da morte da mulher. Segundo o município, a medida visa ampliar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e conter a proliferação da doença.

Entre as ações, pode ser dispensada a necessidade de licitações para aquisição de bens e serviços destinados ao combate da emergência. Também poderá haver a contratação de profissionais, por prazo determinado, para atender a necessidade e a prorrogação de contratos.

Além disso, em casos excepcionais, haverá a suspensão de férias e folgas dos agentes de combate a endemias, saúde e vigilância epidemiológica. Os profissionais deverão atuar em conjunto em atividades de visitação domiciliar e demais ações de campo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui