Programa Cacau SP é lançado no Vale do Ribeira e visa desenvolver a cadeia produtiva do fruto na região

Evento de lançamento do programa Cacau SP ocorreu nesta quarta-feira (10) na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios de Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo (SAA-SP) realizou, nesta quarta-feira (10), o lançamento do Programa Cacau SP na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) de Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. O evento voltado a produtores rurais, técnicos, estudantes e pesquisadores da região apresentou as novidades e tendências da cadeia produtiva de cacau desde a produção no campo até a análise de mercado.

O encontro teve como objetivo realizar um levantamento sobre as demandas da cadeia produtiva, podendo futuramente definir quais ações e treinamentos poderão ser ofertados no estado.

A programação apresentou temas como agricultura e perspectivas para a produção de cacau, a produção de mudas do fruto no estado de São Paulo e em sistema agroflorestal, além do processo de fabricação de chocolate e a defesa agropecuária na cadeia do cacau.

O Vale do Ribeira possui clima quente e úmido na maior parte do ano e concentra a maior área contínua de Mata Atlântica do estado de São Paulo.

“É uma região que é totalmente propicia à cultura do cacau. O Vale do Ribeira reúne todas as características para o bom desenvolvimento do cacau como clima, solo e temperatura”, destacou o coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Ricardo Domingos Luiz Pereira, em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo.

Cacau SP

Projeto Cacau SP foi lançado nesta quarta-feira (10), no Vale do Ribeira. — Foto: Dione Aguiar/ TV Tribuna

Projeto Cacau SP foi lançado nesta quarta-feira (10), no Vale do Ribeira. — Foto: Dione Aguiar

O Projeto Cacau SP é uma parceria da SAA-SP, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), os institutos de pesquisa da Apta e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que é a maior autoridade em atividade agrícola relacionada à plantação de cacau das Américas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui