Proposta modifica emenda aprovada em abril deste ano. Nova votação está prevista para o dia 25.
A Câmara Municipal de Guarujá, no litoral de São Paulo, aprovou em primeira votação a ampliação do número de vereadores, de 17 para 19. Se aprovada em nova sessão, a proposta de emenda à Lei Orgânica N°05/2023, da vereadora Sirana Bosonkian (PTB), dependerá apenas da promulgação do presidente do Legislativo para entrará em vigor em 2025.
A primeira votação aconteceu na última terça-feira (19) e teve 14 votos a favor. Os vereadores Aparecido dos Santos (REPUBLICANOS) e Raphael Vitiello Silva (PSD) não compareceram a sessão. A segunda votação está prevista para a sessão da próxima segunda-feira (25). Cada parlamentar na cidade recebe mensalmente R$ 11.529.
Em abril deste ano, uma proposta apresentada pela mesma parlamentar havia sido aprovada sugerindo o aumento para 21 vereadores, mas o número foi reduzido a 17 no último encontro.
De acordo com a Vereadora Sirana Bosonkian, a alteração no número de cadeiras para 19 já era o desejo inicial de sua proposta, apresentada em março. Com a divulgação da queda da população de Guarujá, levantada pelo Censo do IBGE em 2022, Sirana diz que aproveitou a ocasião para modificar o número de cadeiras previsto pela emenda de 21 para 19, o que foi aprovado pelos demais vereadores.
Além disso, ela reiterou que também foi levado em consideração o aumento no número de cadeiras em outras cidades da Baixada Santista.
Votos a favor
- Anderson Figueira Lopes (PODE);
- Antonio Fidalgo Salgado Neto (PSD);
- Carlos Eduardo Vargas da Silva (PTB);
- Edilson Dias de Andrade (PT);
- Fernando Martins dos Santos (MDB) ;
- Jailton Reis dos Santos (PRTB);
- José Francinaldo Ferreira de Vasconcelos (PSB);
- Márcio Nabor Tardelli (PTB);
- Mário Lúcio da Conceição (PSB);
- Sergio Jesus dos Passos (PSB);
- Sirana Bosonkian (PTB);
- Wagner dos Santos Venuto (UNIÃO).
- Walter dos Santos (PSB).