Aposentadas perdem mais de R$ 50 mil em golpe da ‘falsa agência bancária’

Vítimas são clientes da mesma agência em Peruíbe (SP). Elas disseram que o nome usado pelo estelionatário é igual ao do gerente, e que o telefone o mesmo da unidade. Em nota, o Bradesco diz que as duas levaram um golpe aplicado fora da agência.

Duas aposentadas, clientes da mesma agência bancária em Peruíbe, sofreram golpes semelhantes. Elas contaram, nesta sexta-feira (11), que um estelionatário ligou de um número igual ao telefone da unidade onde são atendidas. Além disso, o nome informado é de um gerente que atua no banco e que, durante a ligação, demonstrou ter os dados delas.

Durante a ligação, o criminoso solicitava que as vítimas acessassem um link encaminhado por ele pelo WhatsApp. Uma teve prejuízo de de R$ 50 mil, enquanto o da outra pode chegar a R$ 14 mil. Em nota, o Bradesco informou que as aposentadas caíram em um golpe, que foi cometido por alguém de fora da agência.

Josyanne Ferreira, de 59 anos, disse que o falso gerente chegou a solicitar a senha bancária dela em 27 de junho, o que gerou desconfiança e fez com que fosse até o banco, onde foi informada da movimentação na conta.

O prejuízo de R$ 50 mil foi gerado após um empréstimo de R$ 41.847,02 e pela retirada de investimentos. Os valores foram transferidos via Pix à conta dos criminosos. O banco se negou a cancelar o empréstimo e a devolver os valores das aplicações.

A aposentada acredita que os dados pessoais dos clientes tenham vazado. “Infelizmente, a gente é taxado de bobo, [mas] a gente não pode se sentir mal. Nós não cometemos o crime. Nosso erro é acreditar que um banco teria esse cuidado com a gente”.

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Aposentada perdeu R$ 3,4 mil após 'falso gerente' entrar em contato e pedir para que ela clicasse em link enviado pelo WhatsApp em Peruíbe, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Aposentada perdeu R$ 3,4 mil após ‘falso gerente’ entrar em contato e pedir para que ela clicasse em link enviado pelo WhatsApp em Peruíbe, SP — Foto: Arquivo Pessoal

A também aposentada Rozana Rolim, de 56 anos, disse estar sem chão. Ela contou que está com a conta negativa e, mesmo assim, os criminosos conseguiram fazer um empréstimo em nome dela, que ficou com as parcelas a pagar, assim como Josyanne.

A vítima contou à reportagem que o criminoso que se passou por funcionário a mandou instalar um aplicativo chamado Rustdesl Remote Desktop. “Ele perguntou se eu tinha pedido de análise de crédito e respondi que não. Eu não tinha condições de pegar empréstimo”.

Rozana disse que o criminoso aproveitou um crédito pré-aprovado de R$ 3,4 mil para aplicar o golpe em 26 de junho. Dois dias depois, uma nova transação de R$ 1.350 foi realizada. Segundo ela, com os juros o prejuízo pode chegar a R$ 14 mil. “Me senti uma idiota, uma imbecil”.

Ambos os casos foram registrados como estelionato na Delegacia de Peruíbe. A Secretaria de Segurança Público da Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que localizou quatro boletins de ocorrências, e que diligências estão em andamento para apurar e identificação da autoria.

O que diz o Banco?

Em nota, o Bradesco reforçou que não entra em contato com clientes pedindo senhas, posições da chave de segurança, atualizações sistêmicas ou solicitando que o usuário baixe aplicativos de acesso remoto.

“O Bradesco esclarece que trata-se de um golpe relacionado a ações externas e ressalta que o fato não ocorreu no ambiente do banco”.

Ainda de acordo com a instituição financeira, o cliente pode denunciar mensagens e ligações suspeitas por e-mail: evidencia@bradesco.com.br. A questão é analisada e, se fundamentada, as empresas de telefonia podem ser acionadas para desabilitar o número que está se passando pelo Banco.

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