Frente fria chegou às cidades da região e, além de trazer o frio, as precipitações e rajadas de vento podem causar alagamentos, quedas de galhos e árvores, descargas elétricas e mais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um ‘alerta laranja’ para a Baixada Santista, no litoral de São Paulo. De acordo com o órgão, a previsão é de ventos entre 60 e 100 km/h. Além disso, há possibilidade de chuva superior a 30mm.
O ‘alerta laranja’ representa perigo, com risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e corte de energia. O boletim da entidade é válido até segunda-feira (27).
A mudança climática na região, de acordo com o Instituto Climatempo, é reflexo de uma frente fria que se formou entre o Sul do Brasil e o Paraguai e avançou rapidamente para o Sudeste e do Centro-Oeste do país. Veja mais sobre a previsão do tempo no final.
Orientações
Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, o instituto recomenda desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Segundo o Inmet, outras recomendações podem ser verificadas com a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (193).
Entenda a classificação dos alertas do Inmet
- Alerta amarelo 🟡
Significa perigo potencial com volume de chuva entre 20mm e 30mm, além de ventos de 40 a 60 km/h. Essa classificação representa baixo risco de alagamentos, queda de energia ou galhos de árvores. - Alerta laranja 🟠
Representa um alerta para situações perigosas com um volume de chuva superior a 30 mm e ventos acima de 60km/h. O alerta laranja prevê queda de árvores e queda de energia elétrica. - Alerta vermelho 🔴
É o alerta máximo, quando há riscos de enchentes e alagamentos. Nessa situação é previsto um volume de chuva entre 80 mm e 100 mm.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para este domingo (26) de chuva e temperatura entre 17ºC e 21ºC com umidade do ar elevada, acima de 92%, de acordo com o Instituto Climatempo. A expectativa é de que o cenário pouco mude para os próximos três dias.
De segunda-feira (27) a quarta-feira (29) haverá possibilidade de chuva, mas o sol volta a aparecer entre nuvens. Os termômetros, porém, ainda vão marcar entre 17ºC e 24ºC.